Foto: Divulgação/Polo Turístico Cabo Branco
A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do Nordeste quanto ao seu crescimento nos últimos anos.
De acordo com matéria da Revista Fórum deste fim de semana, o estado que era tradicionalmente menos lembrado nos debates sobre desenvolvimento regional e com turismo ainda menos explorado do que o de vizinhos como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, tem mostrado um ritmo acelerado de crescimento econômico e social.
Em 2025, a Paraíba voltou ao centro das atenções ao apresentar desempenho muito acima da média nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul nas projeções econômicas. O estado, que já havia liderado o ranking brasileiro em 2024 com crescimento de 8,8% do PIB, consolida-se como uma economia dinâmica e resiliente.
Ainda conforme a matéria, segundo estudo do Banco do Brasil, a Paraíba projeta para 2025 um crescimento de 2,7% do PIB, superando a média nacional (2,2%) e a nordestina (1,8%). No cenário regional, o estado fica atrás apenas do Maranhão (3,5%) e empata com a Bahia.
O setor industrial é um dos motores desse avanço, com previsão de crescimento de 3,7%, resultado da diversificação produtiva, investimentos em energia renovável e fortalecimento de polos em João Pessoa e Campina Grande.
No setor de serviços, que inclui comércio, turismo, tecnologia e atividades financeiras, a Paraíba também se destaca com projeção de 2,7%, acima das médias nacional e regional. Entre janeiro e julho de 2025, o volume de serviços cresceu 6,0%, o segundo melhor desempenho do país.
Os dados da Revista Fórum ainda apontam que na agropecuária, o estado projeta crescimento de 3,7%, acima da média nordestina (2,3%), com destaque para a safra de cana-de-açúcar, que registrou variação positiva de 0,2%.
O comércio varejista paraibano cresceu 5,7% no acumulado do ano, o terceiro melhor resultado do Brasil. No mercado de trabalho, os números também impressionam: em agosto de 2025, o estado registrou saldo positivo de 8.492 empregos formais, reforçando a eficácia das políticas públicas estaduais.
Apesar dos avanços, a mídia nacional ressalta que o turismo paraibano ainda é menos desenvolvido em comparação a outros estados do Nordeste. Praias como Coqueirinho, Tambaba, Cabo Branco, Tambaú e Seixas são reconhecidas pela beleza, mas nem sempre recebem a mesma visibilidade nacional. Ainda assim, o setor cresce impulsionado pela infraestrutura urbana de João Pessoa, considerada uma das capitais mais verdes e agradáveis do país.
Confira na íntegra: O estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…
O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…
A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…
O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…
O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a declarar, nesta sexta-feira (12), que mantém seu…