Categorias: Economia

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

PUBLICIDADE

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do Nordeste quanto ao seu crescimento nos últimos anos.

De acordo com matéria da Revista Fórum deste fim de semana, o estado que era tradicionalmente menos lembrado nos debates sobre desenvolvimento regional e com turismo ainda menos explorado do que o de vizinhos como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, tem mostrado um ritmo acelerado de crescimento econômico e social.

Em 2025, a Paraíba voltou ao centro das atenções ao apresentar desempenho muito acima da média nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul nas projeções econômicas. O estado, que já havia liderado o ranking brasileiro em 2024 com crescimento de 8,8% do PIB, consolida-se como uma economia dinâmica e resiliente.

Ainda conforme a matéria, segundo estudo do Banco do Brasil, a Paraíba projeta para 2025 um crescimento de 2,7% do PIB, superando a média nacional (2,2%) e a nordestina (1,8%). No cenário regional, o estado fica atrás apenas do Maranhão (3,5%) e empata com a Bahia.

O setor industrial é um dos motores desse avanço, com previsão de crescimento de 3,7%, resultado da diversificação produtiva, investimentos em energia renovável e fortalecimento de polos em João Pessoa e Campina Grande.

No setor de serviços, que inclui comércio, turismo, tecnologia e atividades financeiras, a Paraíba também se destaca com projeção de 2,7%, acima das médias nacional e regional. Entre janeiro e julho de 2025, o volume de serviços cresceu 6,0%, o segundo melhor desempenho do país.

Os dados da Revista Fórum ainda apontam que na agropecuária, o estado projeta crescimento de 3,7%, acima da média nordestina (2,3%), com destaque para a safra de cana-de-açúcar, que registrou variação positiva de 0,2%.

O comércio varejista paraibano cresceu 5,7% no acumulado do ano, o terceiro melhor resultado do Brasil. No mercado de trabalho, os números também impressionam: em agosto de 2025, o estado registrou saldo positivo de 8.492 empregos formais, reforçando a eficácia das políticas públicas estaduais.

Apesar dos avanços, a mídia nacional ressalta que o turismo paraibano ainda é menos desenvolvido em comparação a outros estados do Nordeste. Praias como Coqueirinho, Tambaba, Cabo Branco, Tambaú e Seixas são reconhecidas pela beleza, mas nem sempre recebem a mesma visibilidade nacional. Ainda assim, o setor cresce impulsionado pela infraestrutura urbana de João Pessoa, considerada uma das capitais mais verdes e agradáveis do país.

Confira na íntegra: O estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

14 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

14 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

14 de dezembro de 2025

Romero Rodrigues reafirma voto em Veneziano, mas mantém indefinição sobre disputa ao Governo da Paraíba

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a declarar, nesta sexta-feira (12), que mantém seu…

14 de dezembro de 2025