O Brasil atravessa mais uma seca histórica. A estiagem que atinge diversas regiões do Brasil está pressionando a inflação e acendendo o sinal de alerta no governo. O cenário atual, marcado por temperaturas elevadas e escassez de chuvas, tem impactado significativamente o setor energético e a produção de alimentos.
Diante da seca, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou preocupação com o impacto da estiagem na alta dos preços dos alimentos e da energia.
“Nós estamos acompanhando a evolução dessa questão climática e o efeito do clima sobre perda de alimento e eventualmente preço de energia”, afirmou Haddad.
A previsão para o restante do mês é de continuidade do clima quente e seco, mantendo a apreensão quanto aos possíveis reflexos no IPCA. Segundo projeções do mercado, o índice deve fechar o ano em 4,3%.
O governo e os setores econômicos seguem monitorando de perto a situação, buscando alternativas para mitigar os impactos da seca na economia e no bolso dos consumidores brasileiros.
De acordo com dados recentes, a demanda por energia entre 1º e 8 de setembro superou em 13% a carga média de megawatts registrada durante a última crise hídrica em 2021.
Este aumento expressivo é atribuído à extensão maior da seca e às temperaturas muito acima das observadas há três anos.
O aumento na demanda já resultou no acionamento de usinas termoelétricas, levando a conta de energia de volta para a bandeira vermelha, a mais cara.
Especialistas alertam para o potencial reflexo da falta de chuvas na inflação do país, reminiscente do ocorrido em 2021.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…
Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…
O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…
Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…