Categorias: Economia

Mercado prevê 1ª queda do PIB do Brasil desde 1992 e inflação abaixo da meta

PUBLICIDADE

O mercado financeiro acredita que a crise mundial levará a economia brasileira a uma contração neste ano pela primeira vez desde 1992, segundo o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 caiu de estabilidade na semana anterior para queda de 0,19%. O cenário para 2010 permaneceu em crescimento de 3,50%.

A última vez em que o PIB brasileiro ficou negativo foi em 1992, segundo série histórica do BC, quando caiu 0,5%.

O mercado também reduziu sua previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do próximo, para respectivamente 4,26 e 4,46%. Na semana anterior, as estimativas eram de 4,32% para 2009 e de 4,5% para 2010.

Ambos os números estão agora abaixo do centro da meta perseguido pelo governo, de 4,50%.

O prognóstico para a Selic deste ano foi mantido em 9,25% e para o próximo caiu de 9,50% na sondagem passada para 9,38%.

O mercado manteve também a visão para a Selic na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom), em 10,10%.

A expectativa para a produção industrial neste ano passou de queda de 2,74% para declínio de 3,06%.

UOL

 

Últimas notícias

Tovar prevê oposição dividida em 2026 e se coloca como opção de vice de Cícero; Camila endossa nome

O debate sobre as eleições estaduais de 2026 já movimenta os bastidores da política paraibana.…

23 de fevereiro de 2026

João Pessoa e mais 99 cidades da Paraíba entram em alerta de chuvas intensas

Um novo alerta de "Perigo Potencial" para chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de…

23 de fevereiro de 2026

Hugo Motta revela que Republicanos vai cobrar fidelidade total dos filiados ao projeto da base governista em 2026

O deputado federal e presidente estadual do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, mandou um recado…

23 de fevereiro de 2026

Queda de braço: partidos de Pedro e Romero ‘cobiçam’ passe da deputada Camila Toscana

A deputada estadual Camila Toscano confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (23), que vem sendo sondada…

23 de fevereiro de 2026

“Estou à disposição”, diz Rafaela Camaraense, filiada ao PSB, ao defender mulher na vice de Lucas Ribeiro

A secretária de Estado e Meio Ambiente da Paraíba, Rafaela Camaraense afirmou, durante entrevista nesta…

23 de fevereiro de 2026

“Preciso de um tempo de maturação”, afirma deputado do Republicanos ao revelar indefinição entre Cícero e Lucas

O deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) revelou nesta segunda-feira (23), que ainda vive um cenário…

23 de fevereiro de 2026