Categorias: Economia

Meirelles defende maior poder de intervenção do BC em crises financeiras

PUBLICIDADE

O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que o Brasil não deve se deixar levar pela recuperação da economia diante da crise e que vai continuar buscando aperfeiçoar os mecanismos de controle do sistema financeiro. Ele defendeu a concentração dos mecanismos de controle na esfera do BC, e argumentou que isso foi "vital" para o comportamento da economia durante a recente turbulência econômica mundial.

"O sucesso não deve conduzir à leniência, pelo contrário, deve conduzir a nos mantermos à frente, a olharmos ao que pode vir a acontecer no futuro, aprendermos com as lições, e continuarmos a ter segurança que, se houver uma crise tão forte ou maior do que essa, o Brasil vai ter condições, mais uma vez, de sair com sua economia e com o bem estar da população preservados", afirmou, por meio de videoconferência, na abertura de seminário que trata da proposta de resolução de falências de instituições financeiras.

Meirelles defendeu que os países tenham meios para agir de forma rápida no sistema financeiro em situações semelhantes ao que ocorreu no ano passado, quando a economia mundial viveu a pior crise desde 1929, segundo o próprio presidente do BC. A resolução que está sendo discutida dá ainda maior poder de intervenção ao BC, permitindo que o órgão possa realizar operações de empréstimo visando a preservação do sistema financeiro, mediante autorização do CMN (Conselho Monetário Nacional).

"A proposta que será submetida à audiência pública prevê ainda a prestação de contas ao Congresso Nacional de operações que vierem a ser realizadas em situações de crise, sendo que essas situações serão definidas pelo CMN", acrescentou, lembrando que a resolução dará um papel ainda mais preventivo ao BC.

Em seu discurso, Meirelles destacou ainda que o Brasil mostrou "capacidade de resistência e reação muito rápida" diante da crise, mas mesmo assim, precisa aprimorar o marco regulatório. Para ele, a proposta se harmoniza com a Lei de Falências, aprovada em 2005.

 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025