Sonegação de rendimentos causou mais da metade dos questionamentos nas declarações de 2011
Do total de quase 570 mil declarações de imposto de renda de pessoa física (IRPF) de 2011 retidas na malha fina, 56% tiveram suspeita de omissão no volume de rendimentos informado pelo contribuinte. Dentre as principais omissões, mais de 19 mil contribuintes sonegaram o recebimento de aluguéis, segundo a Receita Federal.
O segundo motivo principal para a pessoa cair na malha fina foi uso irregular de despesas médicas para reduzir o valor a pagar ou elevar a restituição.
Quem está na malha fina pode tentar fazer a sua regularização sozinho por meio do site da Receita Federal. Nos casos em que isso não for possível, o contribuinte deve agendar uma visita a um posto da Receita a partir de janeiro.
Sétimo lote dia 15
Na quinta-feira, a Receita libera a consulta para o sétimo e último lote regular de restituições de Imposto de Renda do exercício de 2011. Também serão liberadas restituições em lotes residuais das declarações de 2008, 2009 e 2010.
Essa consulta será liberada às 9 horas de quinta-feira, mas a Receita alerta os contribuintes que neste sábado e domingo o sistema estará fora do ar para manutenção técnica.
Da declaração de 2010, serão pagas restituições a quase 87 mil contribuintes no valor de R$ 211 milhões. Desse total, 10.201 restituiões serão pagas a idosos.
IG








