Levantamento aponta que a Paraíba tem 21 cidades exportadoras que movimentam US$ 146,6 milhões

Que o cenário positivo de exportações na Paraíba é uma realidade, todos já sabemos, porém, dados do Centro Internacional de Negócios (CIN-PB), ligado à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), divulgados há poucos dias trouxe que o estado tem 21 cidades exportadoras. Veja abaixo quais são as cidades paraibanas que mais exportam e o que exportam.

Vale ressaltar que o Mapeamento Industrial Exportador, que tem por base o ano de 2021, aponta que o estado contava com 54 empresas que vendiam seus produtos para outros países, atuando em 16 atividades produtivas. Naquele ano, as vendas de mercadorias para o exterior somaram a quantia de US$ 146,6 milhões. Os países que mais compraram os produtos paraibanos foram: Estados Unidos, Holanda, França, Bélgica, Argentina e China. A fabricação de produtos alimentícios é o segmento com o maior número de exportadoras, com 10 empresas, o que corresponde 18,52% do total. Em seguida, estão as atividades de extração de minerais não-metálicos (oito) e de fabricação de produtos de minerais não metálicos (oito).

Segundo o analista corporativo do CIN-PB, Tainã Fernandes, no que se refere à extração de minerais não-metálicos, estão a ilmenita e o granito, por exemplo. Quanto à fabricação de produtos de minerais não-metálicos, destacam-se cerâmica, cimento e gesso. João Pessoa é a cidade com o maior número de empresas (15). Em seguida, estão Campina Grande (nove), Santa Rita (seis) e Cabedelo (quatro).

A pesquisa utilizou a divisão da Paraíba em regiões geoadministrativas, metodologia adotada pelo governo estadual na elaboração de políticas públicas. Na região administrativa de João Pessoa, formada por 26 municípios, há 34 empresas exportadoras de todos os portes de faturamento, o que corresponde a 63% do total. Das 34, nove são do setor de fabricação de produtos alimentícios. Já os setores de fabricação de produtos têxteis e fabricação de produtos de minerais não-metálicos contam quatro empresas exportadoras, cada um. A região de Campina Grande, composta por 39 municípios, concentra 12 empresas. Os ramos de atuação dos empreendimentos são: preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados; fabricação de produtos de minerais não-metálicos; produtos têxteis, de borracha e de material plástico. O Mapeamento Industrial pode ser acessado no link: https://drive.google.com/drive/folders/1212SsN9A1Pn5IDdcG5cVTGIQd1-sA5xU

Da Redação com dados da FIEP

Últimas notícias

Prefeita Eliane Galdino anuncia reajuste de 13% para professores de Pocinhos

A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (9) um reajuste…

9 de fevereiro de 2026

Política, vaidade e picuinhas que ganham o mundo!

O casal Obama foi inquilino da Casa Branca por oito anos consecutivos. Barack Obama percorreu…

9 de fevereiro de 2026

“Só faria cobrança a Léo quando ele sentar na cadeira de prefeito”, rebate João Azevêdo após ser cobrado por reunião

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…

9 de fevereiro de 2026

Deputado petista diverge da estratégia nacional da sigla e defende que PT assuma direção política própria na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…

9 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto detalha visita a Bolsonaro e revela convite do ex-presidente para Efraim se filiar ao PL

O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…

9 de fevereiro de 2026

João Azevedo nega insatisfação de Ricardo Barbosa e confia na permanência do aliado na base governista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…

9 de fevereiro de 2026