A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa tem maior proporção de famílias com dívidas no Nordeste

  João Pessoa é a capital do Nordeste com a maior proporção de famílias endividadas. Ao todo, foram 180.274 famílias endividadas em 2014 na cidade, o que corresponde a 79% do total. O ranking segue com as cidade de Recife (73%), Aracaju (72%) e São Luís (71%). Comparando todas as capitais do país, João Pessoa é a quarta mais endividada. A média nacional é de 62%.
Os dados são da Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e divulgada nesta segunda-feira (23), com dados comparativos de 2012, 2013 e 2014.

 

De acordo com o documento, 31% das famílias pessoenses atrasam o pagamento das dívidas, o pior percentual do Nordeste. O valor médio de endividamento das famílias foi de R$ 1.546 na capital paraibana e, para pagar as dívidas, o pessoense compromete 36% da renda mensal.

 

O secretário do Procon-JP ressaltou a importância da reeducação financeira para evitar dívidas. “O endividamento é um problema para o comércio e para a economia local. É preciso aprender a gastar direito, usar só o necessário e cortar gastos desnecessários. O consumidor precisa se perguntar se aquilo que ele deseja comprar é necessário e se ele pode. Planejar é muito bom", orienta Helton Renê.

 

Redação com G1

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe