Categorias: Economia

IPC-S fecha janeiro com alta de 0,83%

PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,83% na última semana de janeiro (até o dia 31), informou nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na semana anterior, até o dia 22, o IPC-S tinha registrado alta de 0,80%.

A aceleração de preços no grupo Educação, Leitura e Recreação (de 2,57% para 3,53%) levou à taxa maior do IPC-S na última semana do mês passado. Segundo a FGV, o que mais contribuiu foi o aumento dos cursos formais (4,19% para 6,14%) – que respondeu por 87% da taxa registrada pelo grupo. Entre os cursos que registraram as mais intensas acelerações estão ensino fundamental (6,12% para 8,49%) e creche (3,37% para 8,15%).

 

Das sete classes de despesa usadas para cálculo do IPC-S, apenas o grupo Educação apresentou acréscimo em sua taxa de variação. As outras seis classes de despesa registraram taxas de inflação menos intensas, ou iguais, entre 22 e 31 de janeiro. Os aumentos de preços menos intensos foram apurados em Alimentação (de 1,10% para 1%); Habitação (de 0,32% para 0,31%); Vestuário (de 0,01% para -0,19%); Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,49% para 0,45%); e Transportes (de 0,85% para 0,74%). Já a classe de Despesas Diversas manteve a mesma taxa de inflação no período (de 0,36%).

 

Ao analisar a movimentação de preços entre os produtos, a FGV informou que as mais significativas altas de preço no varejo foram apuradas em batata-inglesa (19,80%); curso de ensino fundamental (8,49%); e tarifa de ônibus urbano (1,80%). Já as mais significativas quedas de preços foram apuradas em tomate (-17,39%); limão (-35,89%): e táxi (-4,26%).

ÚLTIMO SEGUNDO

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025