A Paraíba o tempo todo  |

Incoerências do BRICS e de Lula

Os membros plenos do BRICS são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O BRICS é um grupo predominantemente dominado por países autocráticos cujo principal líder é a China.

A cúpula do BRICS teve por tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. Pense em uma incoerência! Um grupo tomado por países autocratas fala de uma “governança mais inclusiva”.

O BRICS discutiu sobre combate ao terrorismo com o Irã! Só pode ser loucura. Na cúpula, o Brasil discutiu sobre governança de inteligência artificial com ditaduras que controlam a informação!

Na declaração final assinada por Lula, houve uma forte condenação contra os ataques da Ucrânia à Rússia e nada foi dito sobre a invasão russa! Contra falas de Trump, Lula disse que os países eram soberanos, enquanto assinou manifestação condenando a resposta da Ucrânia à violação da Rússia. Incoerência absoluta!

O governo Lula ainda publicou vídeo em redes sociais com a bandeira da Rússia em territórios ucranianos. O atual governo está do lado do agressor e não tem moral nenhuma para falar de “imperialismo norteamericano”!

Lula tem uma crônica moral seletiva cujas críticas só se aplicam aos inimigos, enquanto isenta aliados. Moralidade seletiva não é moralidade, mas sim hipocrisia. Lula está acabando com o poder brando da postura internacional brasileira que consistia em coerência aos princípios de respeito à soberania dos povos e defesa da paz.

É lamentável ver que um país com uma tradição respeitável na diplomacia internacional e que professa valores de liberdade tenha um governo que se alinha a posturas absolutamente reprováveis. O Brasil não pode seguir esse caminho de alinhamento com regimes autocráticos.

Anderson Paz


    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe