O não pagamento das dívidas contraídas elevou a inadimplência no comércio de João Pessoa, que chegou a 114,54% no mês de setembro em relação ao mesmo mês de 2013. O índice negativo no comércio se deve ao endividamento de 3.658 consumidores. Esta é a maior alta no ano de 2014. A maior elevação havia sido registrada até então no mês de junho com 66,35% em relação ao mesmo período de 2013.
O diretor de Serviço de Proteção ao Crédito de João Pessoa (SPC), Lindenbergh Vieira da Cunha, afirmou que o alto índice de inadimplência explica-se pelaproximidade da Copa do Mundo e São João, o que motivou mais viagens e compras. “Nessa época as pessoas viajam muito e quem viaja, naturalmente, gasta mais e contrai dívidas”, frisou.
O acumulado de janeiro a setembro desse ano sofreu uma alta de 1,69%, segundo o SPC. Por outro lado, houve aumento da habilitação de crédito em setembro de 2014 com 1.998 novos consumidores contra os 1.621 do mesmo período de 2013. O número de pessoas que recuperaram o crédito caiu 9,10% nos nove meses: enquanto em 2013 foram 14.879 pessoas, no mesmo período desse ano a recuperação foi feita por 13.524.
Lindenbergh Vieira explicou que a dificuldade em se cumprir com o compromisso firmado ocorre porque as compras parceladas em dezenas de meses precisa ser conciliada com pagamentos de cartão de crédito e outras despesas pessoais. “Algumas pessoas fazem de cartão de crédito o segundo salário. As pessoas pagam para comprar. Outras emprestam cartões para compras feitas por terceiros e há ainda os que parcelam em até doze meses, o que inviabiliza no meio desse tempo o pagamento”, frisou.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…
O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…
O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…
O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…
A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…