A Paraíba o tempo todo  |

Inadimplência no comércio de João Pessoa cresce 114% em setembro

 O não pagamento das dívidas contraídas elevou a inadimplência no comércio de João Pessoa, que chegou a 114,54% no mês de setembro em relação ao mesmo mês de 2013. O índice negativo no comércio se deve ao endividamento de 3.658 consumidores. Esta é a maior alta no ano de 2014. A maior elevação havia sido registrada até então no mês de junho com 66,35% em relação ao mesmo período de 2013.

 

O diretor de Serviço de Proteção ao Crédito de João Pessoa (SPC), Lindenbergh Vieira da Cunha, afirmou que o alto índice de inadimplência explica-se pelaproximidade da Copa do Mundo e São João, o que motivou mais viagens e compras. “Nessa época as pessoas viajam muito e quem viaja, naturalmente, gasta mais e contrai dívidas”, frisou.

 

O acumulado de janeiro a setembro desse ano sofreu uma alta de 1,69%, segundo o SPC. Por outro lado, houve aumento da habilitação de crédito em setembro de 2014 com 1.998 novos consumidores contra os 1.621 do mesmo período de 2013. O número de pessoas que recuperaram o crédito caiu 9,10% nos nove meses: enquanto em 2013 foram 14.879 pessoas, no mesmo período desse ano a recuperação foi feita por 13.524.

 

Lindenbergh Vieira explicou que a dificuldade em se cumprir com o compromisso firmado ocorre porque as compras parceladas em dezenas de meses precisa ser conciliada com pagamentos de cartão de crédito e outras despesas pessoais. “Algumas pessoas fazem de cartão de crédito o segundo salário. As pessoas pagam para comprar. Outras emprestam cartões para compras feitas por terceiros e há ainda os que parcelam em até doze meses, o que inviabiliza no meio desse tempo o pagamento”, frisou.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe