A Paraíba o tempo todo  |

Idosa de 69 anos perde quase R$ 6 mil em ‘golpe do PIX’ em MS

Uma idosa de 69 anos foi vítima de um golpe que vem se popularizando, segundo especialistas em segurança digital, o “golpe do PIX”. A mulher perdeu um total de R$ 5.977,00. O golpista entrou em contato com a vítima por meio do WhatsApp e se passou pela filha dela.

O bandido pediu a transferência, confirmou as informações pessoais e bancárias, e depois, o dinheiro foi transferido da conta. De acordo com o registro policial, a idosa só percebeu o golpe após a operação ser realizada, quando ligou para filha para confirmar a transação.

Segundo a polícia, não foi possível identificar a origem da conta bancária, por se tratar de uma agência on-line. O boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta segunda-feira (11) na Delegacia de Pronto Atendimento ao Cidadão, na região central de Campo Grande, MS.

Alerta

O especialista em segurança computacional e professor da UFMS, Carlos Alberto afirma que o processo de segurança digital se dá em três etapas. “A primeira é sempre usar o aplicativo do próprio banco. Segundo: se comunicar apenas com o banco, pelo próprio aplicativo da empresa. E por último, habilitar funções de confirmação. Sendo elas, alertas e avisos de todas as movimentações feitas”.

Alberto destaca que os bandidos usam táticas de golpes já aplicados e alerta: “sempre duvidar!”.

Para finalizar, o especialista afirma que é primordial evitar a comunicação de questões financeiras por meio do WhatsApp. “Mesmo com os bancos oferecendo conversas pelo aplicativo, usar outras formas de comunicação mais confiáveis ou ver a autenticidade da conversa”.

Com informações do G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe