Categorias: Economia

Hitachi e Mitsubishi iniciam negociações para fusão

As gigantes japonesas Hitachi e Mitsubishi Heavy Industries acordaram iniciar as negociações para uma possível fusão, que, se de fato acontecer, criará uma das maiores companhias mundiais no setor de infraestrutura, indicaram fontes da indústria nesta quinta-feira.

A Hitachi, o maior grupo japonês de eletrônica industrial, e a Mitsubishi Heavy Industries, principal fabricante de maquinaria pesada do Japão, buscam uma integração de grande escala que uniria suas divisões de infraestrutura e tecnologia da informação em abril de 2013, segundo a versão digital do diário econômico Nikkei. Suas operações no setor de infraestrutura incluem usinas de energia nuclear, térmica e renovável, além de instalações de tratamento de água e de automotores.

As duas companhias somam vendas anuais de mais de 12 trilhões de ienes (109 bilhões de euros), só superadas no Japão pelas do grupo Toyota. O acordo entre os dois grupos para iniciar conversas, confirmado pelo presidente da Hitachi, Hiroaki Nakanishi, aparentemente foi promovido pela crise na usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), que prejudicou o futuro de seus negócios no campo de energia nuclear, detalhou o Nikkei.

Aos efeitos da tragédia se somou a valorização do iene frente ao dólar e ao euro, o que se traduziu em uma perda de competitividade das empresas japonesas no âmbito internacional.

A Hitachi é a única fabricante de maquinaria elétrica presente tanto no setor de infraestrutura como no de tecnologia da informação, enquanto a Mitsubishi Heavy, uma das líderes mundiais em maquinaria pesada, tem uma crescente presença no setor de energias renováveis.

Fundado em 1910 e com mais de 361 mil empregados, o grupo Hitachi teve no ano fiscal de 2010, finalizado em março, vendas de 9,32 trilhões de ienes (84,688 bilhões de euros), segundo dados da agência local Kyodo. Por sua vez, a Mitsubishi Heavy, fundada em 1884 como um estaleiro, conta com 68.800 funcionários e teve receita de 2,9 trilhões de ienes (26,351 bilhões de euros) no último ano fiscal.

Terra

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026