A Paraíba o tempo todo  |

Governo e TAM ampliam em 30% frequência de voos no Castro Pinto

 A TAM Linhas Aéreas vai ampliar em 30% a frequência de voos para o aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, a partir do mês de agosto. Na noite dessa quarta-feira (28), na Granja Santana, o governador Ricardo Coutinho e o diretor de Regulação da TAM, Alfredo Basílio Dias, assinaram um protocolo de intenções que vai viabilizar o início da operação de dois novos voos no horário da tarde, um ligando João Pessoa ao Rio de Janeiro, e o outro a Salvador, além da reativação de um voo para Brasília e três para Guarulhos que passarão a ser diários.

Para garantir o aumento da oferta dos voos da TAM, o Governo do Estado está reduzindo de 17% para 12% a alíquota de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação. O governador afirmou que essa é uma reivindicação do Governo do Estado que começou ainda em 2012, com base no aumento crescente na movimentação do aeroporto Castro Pinto e da inconveniência dos horários disponíveis para voos de madrugada para turistas e paraibanos que precisavam se locomover para grandes centros.

Ricardo disse que a parceria será boa para o Estado e também para a companhia aérea e que a tendência de aumento na movimentação aérea é crescente com o Centro de Convenções e os grandes eventos e o incremento no turismo de negócios. Segundo ele, o Estado continuará aberto a novas parcerias para ampliação de voos. “Em julho teremos a Robocop, que trará mais de 5 mil participantes de 45 países, que vão lotar a hotelaria e restaurantes, assim como teremos outros eventos de grande porte que beneficiará toda a cadeia do turismo”.

O diretor de Regulamentação da TAM, Alfredo Basílio Dias, disse que a motivação para a decisão de aumentar os voos se deve à crescente movimentação de passageiros para a Paraíba. “Sem a contrapartida do Estado na alíquota do combustível não teríamos condições de aumentar em 30% a frequência de voos para João Pessoa, já que dentro da precificação da passagem, o combustível tem um impacto de 40%. Por isso, estamos deslocando voos de outros lugares para terem João Pessoa como ponto de partida”.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, destacou que a Paraíba tem uma política de desenvolvimento do turismo com foco e profissionalização. “Esse aumento em 30% dos voos da TAM é mais um resultado concreto, com dois novos voos e aumento da frequência em outros dois trechos com embarques à tarde, que facilita para o turista de lazer e de negócios”.

O presidente do Convention Bureau, Camilo Juliane, disse que a ampliação dos voos para João Pessoa vai beneficiar toda a cadeia, especificamente o turismo de negócios e corporativo. “Vai potencializar a captação de eventos e fazer com que os convencionais tenham uma disponibilidade aérea para chegar no destino com mais comodidade”.

Na avaliação de Camilo, a partir do momento em que mais pessoas utilizam as companhias aéreas gera uma possibilidade na redução do preço das passagens e um estímulo ao turismo de lazer. “Devido à pouca opção de voos, muitos turistas tinham que desembarcar em Recife, gerando um inconveniente e um custo a mais na viagem. Recebíamos muitas reclamações quanto a isso”.

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o protocolo de intenções é o primeiro de outros que estão sendo negociados com todas as companhias aéreas que operam voos na Paraíba (Gol, Azul e Avianca). “Essa proposta foi feita para todas as empresas e estamos aguardando um posicionamento favorável. Pretendemos ocupar os horários ociosos do aeroporto, que atualmente está na casa das 17h, segundo informações da administração da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária”, ressaltou.

Também participaram da assinatura do protocolo, o presidente da ABIH, Inácio Júnior; do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares, Graco Terceiro Neto; o presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini; o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Genilton Pessoa; o presidente do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, além do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Thompson Mariz. Eles destacaram que o incremento nos voos ajuda positivamente em todos os setores do turismo e na movimentação da economia da Paraíba.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe