Categorias: Economia

Governo avalia elevar tarifas para carros e aço para fechar contas em 2026

PUBLICIDADE

O governo federal deve elevar tarifas para alguns produtos no ano que vem a fim de proteger setores da economia que estão sofrendo com importações — especialmente chinesas — e gerar cerca de R$ 14 bilhões para fechar o Orçamento.

São avaliadas pela equipe econômica elevações no imposto de importação para carros e aço. Ambos os setores sofrem com uma “invasão” de produtos chineses.

A projeção de arrecadação extra na casa de R$ 14 bilhões consta no relatório da receita do PLOA (projeto de lei orçamentária anual), da senadora Dorinha Rezende (União-TO), aprovado pela CMO (Comissão Mista de Orçamento) na última semana. Não há detalhamento para a dotação, contudo.

Técnicos próximos ao assunto indicam que a receita teria origem na elevação de alíquotas do imposto de importação para alguns itens com “surtos de importação” devido a movimentações geopolíticas.

O setor de aço projeta queda em sua produção e aumento de mais de 30% na importação em 2025. Por isso, pede que o governo utilize mecanismos de defesa comercial. O segmento de automóveis tem crítica semelhante e demanda a recomposição tarifária a 35%.

Com CNN

Últimas notícias

João convida população para ato de transição e reforça “tranquilidade” na passagem de governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reforçou, na tarde de ontem (31), o clima…

1 de abril de 2026

CG registra saldo positivo de mais de 760 novos empregos no segundo mês de 2026

O município de Campina Grande gerou 765 novos empregos formais no mês de fevereiro deste…

1 de abril de 2026

Levantamento aponta que Paraíba paga aos professores da rede estadual o 2º melhor salário do Nordeste e o 6º do Brasil

Um estudo divulgado pelo Movimento Profissão e divulgado ontem (31), pelo jornal Estadão, trouxe que…

1 de abril de 2026

Preço do peixe em João Pessoa varia até 125% para a Semana Santa; aponta pesquisas do Procon

Bastante consumido na Semana Santa, principalmente pelos católicos, o peixe está mais caro em João…

1 de abril de 2026

Lucas anuncia novo secretário de Infraestrutura da PB antes de assumir governo

O vice-governador Lucas Ribeiro, confirmou, ontem(31), o engenheiro, Jovânio Gomes da Silva, como novo titular…

1 de abril de 2026

Dados do Ministério do Trabalho mostram perdas de mais de mil postos de trabalho na Paraíba

Menos trabalhadores empregados.  A Paraíba registrou um saldo negativo de 1.186 postos de trabalho a…

1 de abril de 2026