Categorias: Economia

G20 concorda em manter estímulos à recuperação econômica

Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, grupo que reúne os principais países ricos e em desenvolvimento, concordaram em manter as medidas de estímulo até que a recuperação da economia global esteja consolidada, informaram, neste sábado (7) agências de notícias.

O documento divulgado no fim do encontro, que aconteceu em St Andrews (Escócia), diz que as condições da economia mundial melhoraram após a resposta coordenada à crise financeira – que se agravou em setembro do ano passado com o anúncio de concordata do banco norte-americano Lehman Brothers.

 

Entretanto, o texto informa também que a recuperação ainda é "instável e permanece dependente de políticas de apoio". Acrescenta que a alta taxa de desemprego é uma "grande preocupação". "Para restaurar a saúde da economia global e do sistema financeiro, nós concordamos em manter o apoio à recuperação até que ela esteja consolidada", diz o documento.

Advertência do FMI

Durante a reunião, o FMI divulgou um documento com uma advertência para que os países não utilizem as estratégias para abandonar estímulos econômicos muito cedo.

 

O Fundo Monetário avaliou que há um risco de que a recuperação econômica perca força. A estratégia de manutenção dos estímulos ao crescimento econômico contou com o apoio do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner.

Novo imposto

A reunião do G20 também foi marcada pela discussão em torno do estabelecimento de um novo imposto para diminuir a especulação e o risco assumido pelo mercado financeiro internacional – considerado uma das causas da crise financeira dos últimos meses.

 

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, recomendou que o grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) leve em consideração a possibilidade de aplicar uma taxa global sobre transações financeiras para pagar os custos de uma possível futura crise nos bancos.

 

Já o diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, afirmou que a instituição está avaliando a implementação de uma taxa que seria aplicada aos bancos para compensar o risco que cada um assume com suas operações – proposta que difere do defendido por Gordon Brown.

 

"Por muitas razões (uma taxa como a proposta por Brown) é muito difícil; na verdade, é impossível", estimou Strauss-Kahn, explicando que "preferia uma segunda melhor solução que seja possível aplicar". Segundo ele, essa taxação não tem qualquer relação com o IOF adotado pelo Brasil no mês passado.

Mudanças climáticas

Os países ricos e em desenvolvimento também discutiram, na reunião do G20, o problema das mudanças climáticas, mas não conseguiram avançar no tema. Em dezembro, está marcado um encontro para discutir o meio-ambiente em Copenhague (Dinamarca).

"Houve uma discussão acalorada", disse o ministro das Finanças russo, Alexei Kudrin. "Eu acho que devemos ser muito cuidadosos ao abordar a possibilidade de acumular novos compromissos sobre os países em desenvolvimento já que isso pode frear outras tarefas cruciais como a erradicação da pobreza", disse ele.

As discussões sobre mudanças climáticas duraram horas e uma autoridade francesa disse que o debate foi tão intenso que houve o risco de que o comunicado final do encontro sequer mencionasse o tema da mudança climática.

No fim, eles concordaram sobre a necessidade "de aumentar significativamente e com urgência a escala e a previsibilidade das finanças para implementar um ambicioso acordo internacional". "É um pouco decepcionante porque gostaríamos de ter avançado um pouco mais", disse a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde.

G1

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026