A Paraíba o tempo todo  |

FMI: 2009 terá primeira retração mundial desde 2ª Guerra

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que espera que a economia global tenha em 2009 a primeira contração desde a Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945, e ainda não vê um piso para a desaceleração econômica.

 

"Vamos atualizar nossa projeção econômica mundial em algumas semanas e esperamos mostrar que a economia global, não apenas as economias avançadas, vai se contrair pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial", disse John Lipsky, vice-diretor-gerente do FMI, durante conferência de energia.

 

Ontem, Teresa Ter-Minassian, conselheira do diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, antecipou a repórteres as novas projeções do Fundo, segundo jornais britânicos. Ela afirmou que o FMI espera contração de 0,6% da economia mundial em 2009.

 

China

 

O Banco Mundial (Bird) reduziu sua previsão para o crescimento econômico da China em 2009 e espera agora um crescimento de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) chinês este ano, inferior à estimativa anterior de 7,5%, devido principalmente ao agravamento da economia global. De acordo com o Bird, os investimentos públicos e o consumo vão conduzir o crescimento da China este ano.

 

A taxa de crescimento do Bird está abaixo da meta de Pequim, de aproximadamente 8%, e do crescimento de 9% registrado no ano passado, que interrompeu cinco anos consecutivos de crescimento acima de dois dígitos na China.

 

O Banco Mundial afirmou, no entanto, que embora a taxa de crescimento projetada para este ano seja "significativamente inferior" à taxa de crescimento potencial da China, isso não deverá colocar a economia ou a estabilidade social da China em perigo. As informações são da Dow Jones.
 

 

estadao.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe