Categorias: Economia

Fluxo de passageiros de avião deve crescer 32%

As filas nos aeroportos brasileiros e o caos aéreo tendem a piorar. O setor aéreo brasileiro registrou o segundo maior crescimento do mundo nos quatro primeiros meses do ano e o tráfego de passageiros no País deverá ser líder em expansão nos próximos três anos.

 A Associação Internacional de Transportes ( Iata) estima que até 2014 o Brasil terá 90 milhões de passageiros por ano, 32% acima dos níveis atuais. Segundo o relatório da entidade com sede em Genebra, o tráfego de passageiros domésticos no Brasil dobrou em apenas cinco anos.

Só a Índia teve uma expansão mais rápida, com o seu setor aéreo triplicando. Na Ásia, a emergência da China e Índia compensaram uma queda de 20% nos voos aos Japão em 2011. No caso do Brasil, a expansão foi de 23,8% até o mês de abril, bem acima da média mundial de 16% de crescimento.

Os americanos continuarão sendo o maior mercado do mundo, com 671 milhões de passageiros domésticos e 215 milhões de passageiros em voos internacionais. Mas a expansão será mais forte justamente nos emergentes.

O relatório aponta o Brasil como o quarto maior mercado de passageiros domésticos até 2014, com 90 milhões, atrás de EUA, China (379 milhões) e Japão (102 milhões). O crescimento do Brasil será de pelo menos 10% ao ano, segundo a Iata. O total de passageiros domésticos saltará dos atuais 57 milhões por ano para 90 milhões em 2014.

Os números mostram que o Brasil não tem outra alternativa senão a de incrementar o número de aeroportos, pistas de pouso e modernizar seu setor aéreo.

A China será responsável pelo maior contingente de novos passageiros nos próximos três anos. Dos 800 milhões de passageiros a mais no mundo previstos até 2014, 214 milhões estarão associados à China. Serão 181 milhões em voos domésticos e 33 milhões em rotas internacionais.

No restante do mundo, a Iata estima que a indústria terá um ano de perdas, por causa do preço alto do petróleo. A cada US$ 1,00 de aumento do barril de petróleo, o setor é obrigado a gastar US$ 1,6 bilhão a mais por ano. Outro problema é a queda na demanda nos países ricos.

 

Agência Estado

 

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026