Categorias: Economia

Fiesp: entidade não medirá esforços para impedir volta da CPMF

PUBLICIDADE

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou hoje (8) que a entidade não medirá esforços para impedir a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou a criação de quaisquer tributos.

"Há algumas pessoas sonhando que o R$ 1 trilhão previsto para ser arrecadado para os cofres do governo federal em 2011 talvez seja pouco e andam sonhando com a criação de impostos ou contribuições. O recado que dou a elas é que tenham cuidado porque nós vamos fazer com que esses sonhos virem pesadelos", declarou Skaf durante a abertura do Congresso Indústria 2010, na capital paulista.

Ao alegar que a sociedade não suporta mais pagar tantos tributos e taxas, Skaf criticou o argumento de que a recriação da CPMF seria necessária para custear os gastos do Estado com a saúde pública. Para ele, antes de pensar em ampliar a carga tributária, os políticos devem regulamentar a Emenda 29, que estabelece a aplicação obrigatória de recursos na saúde pela União, estados e municípios. Segundo ele, somente essa medida injetaria ao menos mais R$ 10 bilhões no setor. Além disso, Skaf também afirmou que a gestão dos hospitais e postos de saúde públicos tem que ser mais eficientes.

"Aqueles que queiram criar contribuições ou impostos vão se arrepender da iniciativa porque a sociedade não aceita mais. Faremos de tudo e não teremos limites nas nossas atitudes contra qualquer tipo de novo imposto", completou o presidente da Fiesp, ao esclarecer que seu recado não é dirigido a nenhuma pessoa em particular e que, se necessário, a Fiesp irá mobilizar a sociedade com campanhas e um abaixo-assinado, além de participar de audiências públicas em que o assunto esteja em discussão.

Presentes no evento, os economistas Delfim Netto e Paulo Rabello de Castro também criticaram a eventual recriação da CPMF. "Acho que não é necessário qualquer aumento de imposto. Pelo contrário. Temos que trabalhar para melhorar a eficácia do gasto público", afirmou Netto, que preside o Conselho Superior de Economia da entidade.

"A recolocação da questão de uma inútil CPMF é um estelionato eleitoral. A criação de impostos não consta dos programas de governo de nenhum desses candidatos agora eleitos governadores, deputados, senadores e até mesmo presidente de República", argumentou Castro.

Com o tema Nosso Compromisso é com o Brasil, o Congresso da Indústria reúne cerca de 3 mil representantes do setor industrial paulista. Durante todo o dia, eles irão debater os principais gargalos à produção como a taxa de câmbio, o peso da estrutura fiscal, juros, carência de investimentos em infraestrutura e os gastos públicos. As propostas reunidas ao fim do evento serão futuramente entregues à presidenta eleita, Dilma Rousseff, e ao governador reeleito por São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espaço tem! Secretário do Esportes endossa nome de João para o Senado e diz que PP/Republicanos e PSB ‘só brigam se quiser’

Em meio a especulações sobre alianças e autonomia partidária, o governador da Paraíba, João Azevêdo…

25 de abril de 2024

Caso PT fique fora, Marcos Henriques não descarta apoio a Cícero no 2º turno em JP

Apesar de defender uma candidatura própria do PT nas eleições em João Pessoa, o vereador…

25 de abril de 2024

Contrário ao aumento de 37% no salário dos vereadores de CG, parlamentar doará reajuste caso reeleito: “Cafagestagem”

Ao PB Agora, o vereador Napoleão Maracajá explicou sua posição em relação ao voto contrário…

25 de abril de 2024

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quinta-feira (25), os atletas contemplados na edição 2024 do…

25 de abril de 2024

Usuários do transporte público terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina, em JP

Seguindo com investimentos em tecnologia em prol dos passageiros do transporte público de João Pessoa,…

25 de abril de 2024

Prefeito de Patos Nabor Wanderley tem 120 dias para rescindir contratos de MEIs

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba deu à Prefeitura de Patos o…

25 de abril de 2024