A Paraíba o tempo todo  |

Feriado do São João altera rotina de serviços em João Pessoa e Campina Grande

O dia de São João, comemorado na próxima sexta-feira (24), é considerado feriado municipal em Campina Grande. A data comemora o nascimento de São João Batista, primo e precursor de Jesus Cristo. A feriado da festa alterou a rotina em Campina Grande.  Nesta quinta-feira (23), é ponto facultativo no município. O comércio funciona desde que os patrões honrem com os acordos trabalhistas.

 

Diversos serviços no município sofrem alteração no seu horário de funcionamento, devido ao feriado, e também na véspera, quando tradicionamente são realizadas festas em homenagem ao santo junino.

Repartições públicas

Nesta quinta-feira (23), é ponto facultativo em Campina Grande. Unidades e serviços considerados essenciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos, terão funcionamento no período.

 

Já na sexta-feira (24), as repartições públicas do município não terão funcionamento devido ao feriado. Unidades e serviços considerados essenciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos, terão funcionamento no período.

Feira Central

De acordo com a direção do local, a Feira Central estará fechada no feriado de São João, mas abre em horário normal, de 5h às 17h, na quinta (23), véspera de São João, e no sábado (25). No domingo, a feira estará fechada.

Parque da Criança

O espaço de lazer funcionará em esquema de final de semana, estando aberto das 5h às 18h.

 

Ônibus

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) ainda não informou como será o esquema de linhas de ônibus na cidade durante o feriado.

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, as lojas do comércio da cidade poderão funcionar no São João (24), seguindo os critérios de funcionamento em feriados, ou seja, pagando aos funcionários. Nos demais dias, o comércio da cidade estará aberto, e no domingo, o comércio estará fechado.

Agências bancárias

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, as agências bancárias abrem normalmente na quinta-feira (23), mas estarão fechadas na sexta-feira (24), retornando ao funcionamento padrão na segunda (27).

 

João Pessoa – Em João Pessoa, nesta sexta-feira (24), feriado de São João, o funcionamento do comércio, shoppings, repartições públicas e Justiça será alterado em João Pessoa. Bancos não abrem, de acordo com o Sindicato de Bancários da Paraíba. Veja abaixo o que abre e o que fecha na capital paraibana.

 

De acordo com o Sindicato dos Bancários, as agências estarão fechadas na sexta-feira (24) em toda João Pessoa. Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2002, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia 24 de junho, feriado de São João, os comerciantes podem abrir os estabelecimentos desde que seja garantido aos trabalhadores o direito, previsto na CLT, do pagamento de R$ 58 e mais uma folga a ser dada em até 30 dias.

 

VLTs

Conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na quinta-feira (23), a circulação funciona normalmente, das 5h às 19h25. Na sexta-feira, dia de São João (24) estará fechado. No sábado (25) os trens circulam em horário normal, das 5h às 12h15.

Repartições públicas

Na quinta-feira (23), é ponto facultativo para as repartições públicas do município e do Estado. O funcionamento acontece apenas para os serviços essenciais. Na sexta-feira (24), feriado, o funcionamento também acontece apenas para os serviços essenciais.

Justiça

Na quinta-feira (23), a Justiça Federal da Paraíba (JFPB) funciona com expediente reduzido, das 8h às 12h. Já na sexta (24), funciona em regime de plantão judiciário, ou seja, somente serão analisados os procedimentos, ações e medidas de urgência, como os habeas corpus, mandados de segurança, comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória – entre outros que evitem o perecimento do direito ou exijam análise imediata.

As unidades do Ministério Público Federal no estado funcionarão em regime de plantão até a sexta-feira (24).

Bica

O Parque Arruda Câmara (Bica) funciona normalmente da quinta-feira (23) ao domingo (26). Abre às 8h e fecha às 17h. Bilheteria funciona até 16h. A Bica fecha apenas na próxima segunda-feira (27) para manutenção.

Correios

Todas as agências estarão fechadas nesta na sexta-feira (24). Nos outros dias, funcionamento acontece normalmente.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe