Categorias: Economia

Feira agroecológica retoma atividades

PUBLICIDADE

 A Feira Agroecológica da Reforma Agrária da Paraíba retoma as atividades, em 2014, com a primeira edição do ano, nesta terça-feira (7), na praça de eventos Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa. A ação é realizada toda primeira terça-feira do mês, das 15h às 19h. A promoção é da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Mandato do Deputado Estadual Frei Anastácio (PT), com apoio da Superintendência do Incra na Paraíba (Incra-PB) e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A produção dos agricultores assentados é acompanhada por entidades prestadoras de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates) contratadas pelo Incra-PB.

A produção levada para o Ponto de Cem Réis vem de trinta famílias de oito assentamentos da reforma agrária e de dois acampamentos situados no Agreste, no Vale do Mamanguape e no Litoral Sul da Paraíba. Entre os produtos comercializados estão feijão, milho verde, tomate, pimentão, batata-doce, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga, tapioca, bolo, doces de frutas, beiju, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos, sucos, guaiamum (uma espécie de caranguejo), além de mel e peças de artesanato.

Segundo o superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, na última edição da feira os agricultores venderam 10 toneladas de alimentos. “A feira oferece produtos de excelente qualidade, cultivados sem nenhum tipo de agrotóxico. A venda desses produtos representa um importante complemento para a renda familiar dos agricultores, Dessa forma, cada família procura trazer produtos selecionados para vender”, disse o deputado.

A feira é abastecida pelos assentamentos Novo Salvador (Jacaraú), Jardim (Curral de Cima), Boa Esperança (Jacaraú), Dona Helena (Cruz do Espírito Santo), Vida Nova (Sapé), Capim de Cheiro (Caaporã), Dona Antônia (Conde) e Apasa (Pitimbu); além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).

Outras feiras na Capital

Essa já é a quarta feira agroecológica de caráter permanente realizada por assentados da reforma agrária em João Pessoa. Atualmente, é realizada uma feira, todas as sextas-feiras, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); uma feira no Bairro do Bessa, nas proximidades do Clube dos Médicos, aos sábados; e outra no pátio do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (Dnocs), no Bairro dos Estados, também aos sábados. Todas essas feiras têm início às cinco horas da manhã.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

Carro-forte capota e quatro seguranças ficam feridos no Litoral Sul da Paraíba; veículo transportava 30 malotes de dinheiro

Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…

20 de dezembro de 2025

Em nota, família do vereador Edmilson Soares revela que estado de saúde do parlamentar é ‘grave e irreversível’

O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…

20 de dezembro de 2025

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Cícero Lucena recebe título de Cidadão de Manaíra e celebra 64 anos do Município

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025