Categorias: Economia

Estado da Paraíba perde R$ 4 bilhões com sonegação fiscal

:Quatro bilhões de reais. Esse é o valor inscrito em dívida ativa do Estado com fortes indícios de sonegação fiscal. O dinheiro que deixa de ser arrecadado e que poderia custear políticas públicas nas áreas de educação, saúde e segurança pública, por exemplo, supera o Produto Interno Bruto (PIB) de Campina Grande (a segunda cidade mais rica da Paraíba) e equivale a quase metade de toda a riqueza de João Pessoa.

 

Para combater os crimes de sonegação fiscal – um dos braços do crime organizado em todo o País -, o Ministério Público da Paraíba pretende implantar uma promotoria especializada e desenvolver um trabalho integrado com a Secretaria Executiva da Receita (SER).

 

Na tarde da última terça-feira (6), o promotor de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais, Bertrand Asfora, reuniu-se com o secretário estadual da Receita, Marialvo Laureano dos Santos Filho, com o procurador do Estado Glauberto Bezerra Júnior e com o diretor da Administração da SER, Leonilson Lins de Lucena, para tratar do assunto. O encontro aconteceu na sede da secretaria localizada no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa.

 

Segundo Bertrand, a criação de uma promotoria especializada é uma estratégia importante para combater, de forma eficaz e célere, os crimes de sonegação fiscal.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira para o Ministério Público da Paraíba, que elegeu como uma das prioridades para 2012 o combate ao crime organizado. Estima-se que, somente em 2010 e 2011, mais de R$ 100 milhões deixaram de ser arrecadados pelo Estado por causa da sonegação de impostos. Com a promotoria especializada e com um trabalho integrado com a Secretaria da Receita, o MPPB poderá processar criminalmente esses sonegadores”, explicou.

“Raio X” da sonegação

Na reunião, ficou decidido que a Secretaria da Receita fará um levantamento de dados sobre o problema. O diagnóstico da sonegação fiscal na Paraíba vai nortear os trabalhos do MPPB para a criação da promotoria especializada.

“Essa já é uma demanda antiga da Secretaria da Receita e uma iniciativa corretíssima do Ministério Público. Precisamos afinar mais os trabalhos para integrar a Secretaria da Receita e o MPPB, assim como ocorre com a Receita Federal e o Ministério Público Federal. Com a ajuda do Ministério Público do Estado, vamos colocar os devedores na cadeia, se for o caso”, disse Marialvo Laureano.

A SER também assumiu o compromisso de remeter ao Ministério Público os processos e representações de sonegação fiscal para que sejam instaurados inquéritos e ajuizadas ações criminais contra os sonegadores.

Na próxima semana, a Procuradoria-Geral de Justiça deverá encaminhar o projeto que cria a Promotoria de Justiça Especializada no combate ao crime de sonegação fiscal para apreciação do Colégio de Procuradores de Justiça.

 

Redação com Ascom

Últimas notícias

Veneziano anuncia posição favorável à jornada de trabalho 5×2 com redução para 36h semanais

 O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou nesta terça-feira (10), no Senado Federal, sua…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro devem vir à PB em março para ato da direita

Uma articulação política pode trazer à Paraíba, no fim de março, dois nomes de destaque…

10 de fevereiro de 2026

Governo da Paraíba convoca mil professores aprovados no concurso da educação

Mais professores em sala de aula. O Governo da Paraíba convocou mil professores aprovados no…

10 de fevereiro de 2026

O intervalo que transformou o Super Bowl em trincheira cultural e fez Trump engasgar com o tempero latino

O show do intervalo do Super Bowl quase sempre foi uma propaganda tradicional dos Estados…

10 de fevereiro de 2026

PRF apreende moto adulterada e intercepta carro roubado em João Pessoa e Santa Rita

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba recuperou dois veículos em ações distintas na BR-101.…

10 de fevereiro de 2026