Especialistas explicam os motivos do Estado da Paraíba ser destaque no Nordeste na geração de empregos

PUBLICIDADE

Ao analisar os dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que revelam que as contratações do setor de serviços, na Paraíba, no ano de 2021, possibilitaram ao estado a maior geração de empregos formais dos últimos 26 anos, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho e o presidente da Federação de Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, revelam os motivos do estado ser destaque no Nordeste na geração de empregos.

Segundo Rômulo, o setor de serviços teve saldo de criação de 14.890 postos de trabalho (como resultado de admissões e desligamentos), com uma representatividade de 44% sobre o saldo total de 33.632, obtido no ano passado. Ele enfatiza que em 16 anos, do período de 26 anos, o desempenho do estado na geração de empregos sequer chegou à metade do resultado alcançado em 2021, sendo que em quatro anos o índice foi negativo. “O resultado mais próximo foi o de 2010, com saldo de 30.393 empregos”, disse.

Para o presidente da Fecomércio-PB, o comércio apresentou um saldo de 9.330 empregos e participação de 28% sobre o total do ano passado. Juntos, o comércio e o setor de serviços foram responsáveis por 72% de todo o saldo recorde obtido na Paraíba, em 2021, ano em que a economia começou a se recuperar dos prejuízos da pandemia da Covid-19. “Os números demonstram a relevância de ambas atividades na economia paraibana, com participação de quase três quartos da geração de empregos formais, no estado. O setor de serviços dá condições de emprego a pessoas qualificadas e emprega a mão de obra que está iniciando no mercado. Ele tem um aspecto muito interessante, pois atua em vários ramos da economia do setor terciário, atendendo a demanda da sociedade”, afirmou Marconi, que destacou ainda que o número de empresas prestadoras de serviços vem crescendo de forma impressionante, desde as que fornecem mão de obra para a administração e principalmente bancos, até as que fornecem para a construção civil. “Essas empresas cresceram consideravelmente e por isso o número de empregos acompanha essa ascensão”, comentou.

O diretor-presidente da Cinep ressaltou pôr fim a importância do desempenho dos dois anos mais recentes para a economia, ao considerar que a Paraíba vinha amargando resultados negativos no saldo de empregos criados. Os anos com mais desligamentos do que contratações foram: 2015 (-15.201), 2016 (-11.810) e2017 (-3.485). “A média nordestina foi de 9,62%, de 2019 a 2021. Superamos Pernambuco e Ceará, que cresceram menos do que a média regional. Vale destacar, em âmbito nacional, o Rio de Janeiro, que só cresceu 1,72%. O desempenho paraibano se deve a um trabalho de atração de empresas e de concessão de incentivos fiscais para fazer girar a economia em diversos setores”, disse Rômulo.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024