Categorias: Economia

Especialistas dão dicas para você evitar cair em golpes online e falam das novas modalidades de fraudes

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados recentemente, a Paraíba está cada vez mais conectada à internet, onde quase 90% da população paraibana já tem acesso à rede mundial de computadores em suas casas. Porém com o aumento de novos internautas também cresce a quantidade de golpes aplicados por criminosos nas redes e sobre isso o portal ouviu o delegado João Ricardo Júnior, da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (Decc) da Paraíba, vinculada à Polícia Civil do estado (PCPB) e o especialista em combate a crimes cibernéticos Marcelo Carvalho, que deram dicas de como não ciar nos golpes na net.

Se acordo com recente levantamento do DataSenado, instituto vinculado ao Senado Federal, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de algum crime desse tipo entre junho de 2023 e o mesmo mês de 2024. “Hoje em dia, cometesse mais crime pela internet do que no mundo físico”, afirma João Ricardo Júnior, onde destaca ainda que a unidade registra entre 100 e 150 casos desse tipo por mês, em todo o território paraibano, sendo que o total de vítimas pode ser bem maior, já que cada ocorrência pode afetar mais de uma pessoa. O delegado explica que ainda não há um consenso, entre autoridades e especialistas do Direito, sobre o que exatamente define e distingue os crimes cibernéticos; mas, de maneira geral, considera- -se aqueles que tratam de delitos on-line.

“Para não cair em golpes online, evite fazer qualquer tipo de pagamento e divulgar informações pessoais”, diz Marcelo Carvalho, que acompanha as constantes tentativas de fraudes enfrentadas pelos brasileiros. Segundo a Serasa Experian, só no final do ano passado, foram registradas 837.419 tentativas de fraudes contra consumidores e empresas nacionais, uma a cada 3,2 segundos.

Segundo Marcelo, dentre os crimes mais comuns, ele lembra do golpe do WhatsApp, do comprovante de Pix falso para que seja “devolvido” o valor, de empréstimo para supostos conhecidos e de falsas oportunidades de investimentos, como as famosas “pirâmides de negócios” e aqueles investimentos que prometem um ganho muito acima da realidade do mercado.

Com a evolução da tecnologia, os fraudadores vêm se mostrando cada vez mais “eficientes” quando o assunto é roubar senhas pessoais e solicitar dinheiro. Marcelo, por exemplo, lembra um recente caso de golpe usando Inteligência Artificial (IA): “Soube de uma advogada que recebeu uma ligação por vídeo, acredite, da filha pedindo dinheiro. Ela, atenta, perguntou ‘qual o nome do nosso cachorrinho?’. Caiu a linha. A senha delas é o nome do pet. Por isso, orientamos que a família tenha um código em comum”, comentou.

Veja outras dicas para você não cair em golpes online:

  • Pesquise sempre. Antes de usar qualquer serviço de uma empresa, procure avaliações nos sites mais conhecidos do mercado e verifique se ela é idônea e cumpre tudo que está previsto em contratos;
  • Desconfie sempre das ofertas recebidas por preços extremamente atrativos, recebidas por WhatsApp, SMS ou e-mail;
  • Nunca compartilhe links e arquivos que chegam para você via comunicador instantâneo ou redes sociais. Um simples “clique” pode contaminar seu celular ou computador;
  • Não forneça informações pessoais por telefone sem antes verificar com quem você está conversando;
  • Senhas são pessoais, secretas e intransferíveis. Nunca as forneça a ninguém;
  • Confirme sempre com amigos ou familiares pedidos de transferência ou pagamento via Pix. É comum que os contatos sejam clonados e você acredite que esteja conversando com alguém conhecido;
  • Acompanhe a movimentação de sua conta e seus investimentos constantemente. Se houver qualquer sinal de fraude, acione sua instituição financeira imediatamente.

Redação

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

25 de janeiro de 2026

Em áudio, Raphaella Brilhante detalha agressões de João Lima desde a lua de mel

A médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante confirmou, em áudios divulgados na noite deste sábado…

25 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

25 de janeiro de 2026

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a custar R$ 5,45 a partir de hoje

Entrou em vigor neste domingo (25) o novo reajuste das tarifas do transporte coletivo urbano…

25 de janeiro de 2026

Dirigentes de Botafogo-PB e Sousa trocam acusações após empate no Almeidão

O empate por 1 a 1 entre Botafogo-PB e Sousa, nesse sábado (24), pela estreia…

25 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

25 de janeiro de 2026