Especialista comemora vendas do comércio paraibano que tiveram o melhor resultado do país no último ano

O momento atual das vendas no comercio paraibano, foi destaque nacional é o que aponta os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde destaca que o volume de vendas do comércio varejista na Paraíba cresceu 13,9% no ano de 2022, o maior desempenho registrado entre todas as unidades da Federação, em comparação com 2021. Quem avaliou esses dados, foi o presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), José Marconi Medeiros, onde destaca que os números do IBGE deixam claro o empenho e a força das empresas paraibanas.

Segundo dados, da PMC a média nacional foi de 1%, o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017, incluindo também todo o período de pandemia de Covid-19, a partir de 2020. A Paraíba também liderou no volume de vendas do varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, peças e material de construção – com crescimento de 8,4%, enquanto que a média nacional apresentou um resultado negativo de 0,6%.

Na comparação de dezembro de 2022 com o mesmo mês de 2021, a Paraíba registrou o maior crescimento do país, no varejo, com alta de 22,6%. Em segundo lugar está Mato Grosso (11,6%), um pouco acima da metade do índice de crescimento. Apenas 17 unidades da Federação tiveram resultados positivos, o que acarretou em leve crescimento nacional de 0,4%. No varejo ampliado, a Paraíba alcançou uma elevação de 21,7% no volume de vendas, também o maior do Brasil, que apresentou um recuo de 0,6%. O único resultado negativo registrado pela Paraíba foi na comparação de dezembro com novembro do ano passado, quando houve uma queda de 5,8%, no volume de vendas.

No varejo ampliado, o desempenho foi de redução de 1,7%. De acordo com José Marconi Medeiros, os números do IBGE deixam claro o empenho e a força das empresas, inclusive as de serviços e de turismo, no estado. “Nós ficamos muito satisfeitos e esperamos que o comércio da Paraíba continue atendendo bem a sociedade e melhorando cada vez mais esses números, que são muito importantes para nós”, afirmou.

Da Redação

Últimas notícias

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para…

8 de fevereiro de 2026

Treze e Campinense medem forças neste domingo em clássico que pode valer a liderança do Paraibano

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

8 de fevereiro de 2026