Especialista avalia que bancos podem entrar em greve nesta semana e aponta reinvenções para evitar paralisação

Em entrevista à imprensa paraibana o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, avaliou que os bancos podem paralisar as atividades em todo país, na próxima semana. De acordo com ele, o indicativo de greve será formalizado ou não a partir do resultado das próximas rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que começam na terça (27) e devem se estender até a sexta-feira (30).

“Abriu-se uma oportunidade de negociação, na próxima semana, e o Comando Nacional vai defender nossa proposta. Se não for aceita, começamos a nos preparar para a greve em todo o Brasil, incluindo na Paraíba. Enquanto isso, continuamos realizando as mobilizações em todo o estado, para fortalecer nossas reivindicações”, disse o presidente do sindicato.

De acordo com a Campanha Nacional dos Bancários 2024 esta foi iniciada no dia 26 de junho, com várias rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. No último encontro, realizado na quarta-feira (21), a federação não apresentou proposta de reajuste abaixo da inflação, de 85% do INPC. Esse reajuste, segundo cálculos do Dieese, resultaria em perda de 0,57% na remuneração dos profissionais e colocaria o reajuste da categoria entre os piores do país, no universo de 8.810 feitos neste ano. Entre outras reivindicações, a categoria dos bancários defende o piso do Dieese (Departamento Intersindical Estudo Sócio Econômico), reposição das perdas salariais e da inflação (INPC de 1o de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024), fim das metas, além de reajuste da Participação nos Lucros e Resultados e dos vales alimentação e refeição.

“Nós estamos pedindo, apenas, a reposição salarial e, mesmo assim, a proposta deles, de 0,83, não cobre nem a inflação. É um desrespeito com a categoria, que garante os lucros das instituições bancárias”, finalizou Lindonjhonson.

Redação

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026