Especialista avalia que bancos podem entrar em greve nesta semana e aponta reinvenções para evitar paralisação

PUBLICIDADE

Em entrevista à imprensa paraibana o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, avaliou que os bancos podem paralisar as atividades em todo país, na próxima semana. De acordo com ele, o indicativo de greve será formalizado ou não a partir do resultado das próximas rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que começam na terça (27) e devem se estender até a sexta-feira (30).

“Abriu-se uma oportunidade de negociação, na próxima semana, e o Comando Nacional vai defender nossa proposta. Se não for aceita, começamos a nos preparar para a greve em todo o Brasil, incluindo na Paraíba. Enquanto isso, continuamos realizando as mobilizações em todo o estado, para fortalecer nossas reivindicações”, disse o presidente do sindicato.

De acordo com a Campanha Nacional dos Bancários 2024 esta foi iniciada no dia 26 de junho, com várias rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. No último encontro, realizado na quarta-feira (21), a federação não apresentou proposta de reajuste abaixo da inflação, de 85% do INPC. Esse reajuste, segundo cálculos do Dieese, resultaria em perda de 0,57% na remuneração dos profissionais e colocaria o reajuste da categoria entre os piores do país, no universo de 8.810 feitos neste ano. Entre outras reivindicações, a categoria dos bancários defende o piso do Dieese (Departamento Intersindical Estudo Sócio Econômico), reposição das perdas salariais e da inflação (INPC de 1o de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024), fim das metas, além de reajuste da Participação nos Lucros e Resultados e dos vales alimentação e refeição.

“Nós estamos pedindo, apenas, a reposição salarial e, mesmo assim, a proposta deles, de 0,83, não cobre nem a inflação. É um desrespeito com a categoria, que garante os lucros das instituições bancárias”, finalizou Lindonjhonson.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Princípio de rebelião é registrado em presídio na cidade de Patos

Um princípio de rebelião foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (10) no Presídio…

10 de dezembro de 2025

Empresário paraibano é encontrado morto no RN; quatro suspeitos são presos na PB

O empresário Sérgio Leandro de Almeida Borba, de 47 anos, foi encontrado morto na tarde…

10 de dezembro de 2025

OUÇA – Presidente do PT na PB, Cida Ramos minimiza pré-candidatura de Flávio Bolsonaro: “Lula não escolhe adversários”

A presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), a deputada estadual Cida…

10 de dezembro de 2025

Vereador Guga PET descarta infarto e confirma que cumprirá período de repouso

O vereador Guga PET (PP) recebeu alta médica nessa terça-feira (09), após passar mal durante…

10 de dezembro de 2025

Câmara aprova PL da Dosimetria que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe; veja voto dos paraibanos

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o texto-base do chamado PL…

10 de dezembro de 2025

Procurado por homicídio em Alagoas é preso dentro de agência do INSS na Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba prendeu, nessa terça-feira (09), um homem acusado de homicídio e…

10 de dezembro de 2025