Categorias: Economia

Entidades questionam: O que acontecerá com o Fundeb em 2021?

PUBLICIDADE

Está previsto para ser votado em dois turnos a partir desta segunda-feira (20), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Emenda Constitucional 15/2015, que prevê renovar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- Fundeb, instituído pela Lei 11.494 de 2007, e é a maior fonte de investimento da escola pública do Brasil. Investimento que no ano de 2019 garantiu 166,6 bilhões para a educação brasileira e tem duração até dezembro de 2020.

O Fundeb tem sido responsável por quase metade do investimento nas unidades, das creches ao ensino médio, e se mostrou eficiente na diminuição de muitas desigualdades entre os 5.570 municípios brasileiros, garantindo transporte para os estudantes, reforma das escolas, até mesmo cobrindo a folha de pagamento e formação dos nossos professores. Este recurso tem mostrado para os estudantes que é possível sonhar com uma escola melhor, mais democrática, apresentando perspectiva para entrar em uma universidade e tornar o Brasil mais desenvolvido.

Neste sábado o governo apresentou uma versão de proposta à PEC, em que o  FUNDEB só entraria novamente em vigor a partir de 2022 – e não em 2021, como está no texto em tramitação na Câmara – e reduz a contribuição do Estado com a educação, uma vez que a União destina apenas 10% dos fundos para o FUNDEB.

Nesse momento apresentam apenas 15%, indo em contrapartida ao apresentado no projeto em tramitação que estabelece 20%, garantindo não somente a permanência do FUNDEB mas a expansão das condições mínimas de funcionamento de diversas escolas, de municípios que não conseguem alcançar o valor mínimo por aluno nem contemplar o piso salarial dos professores. Além disso, o governo propõe utilizar metade do aumento da participação da União destinados ao Fundeb para o novo programa de transferência de renda, que deve substituir o Bolsa Família, numa nítida manobra eleitoreira, desvirtuando uma PEC destinada à educação.

Nós fazemos um grande questionamento: O que acontecerá com o Fundeb em 2021?

O governo Bolsonaro mostra mais uma vez que educação não é prioridade, porque em nenhum momento da discussão do texto decidiu entrar na discussão e só agora, dias antes do FUNDEB ser votado, o governo decide entrar no debate. Essa iniciativa coloca a educação em colapso, podendo fazer com que 38,7 milhões de estudantes tenham dificuldade de retornar às salas de aula após o período de pandemia, fará com que milhares de escolas fechem, criando um apagão no financiamento de toda a educação, tendo em vista que 16 das 20 metas do Plano Nacional de Educação estão paralisadas.

É momento de ter responsabilidade com a educação e com o povo brasileiro; a educação precisa ser debate central neste período, pois só através dela que teremos condições de realizar pesquisas e encontrar saídas para o momento em que vivemos. Por isso é necessário aprovar o FUNDEB, sem alteração, dentro da proposta de relatório apresentado e aprovado da deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), que torna o Fundeb permanente na Constituição, expande gradativamente o percentual da União que vá dos atuais 10% para 12,5% e continue se ampliando até chegar a 20% em 2026.

 

 

UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UNE – União Nacional dos Estudantes

ANPG – Associação Nacional dos Pós-graduandos

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026