Categorias: Economia

Energia elétrica fica mais barata a partir desta quarta-feira

PUBLICIDADE

 A energia elétrica ficará 3,02% mais barata, em média, para os consumidores paraibanos a partir de amanhã. Os usuários de alta tensão (indústrias e grandes empresas) serão os maiores beneficiados, com redução de 4,03%. Para os consumidores residenciais, a tarifa custará 2,59% menos. As alterações nas cobranças correspondem à revisão tarifária periódica, que foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 20 e é realizada a cada quatro anos. As novas tarifas serão aplicadas a 1,2 milhão de consumidores atendidos pela distribuidora Energisa Paraíba em 216 municípios do Estado.
Para o presidente do Centro das Indústrias do Estado da Paraíba (Ciep), João da Mata, a redução representa um importante benefício para garantir maior competitividade ao setor. “É importante que o custo da energia elétrica fique mais barato na Paraíba, mas vamos aguardar para ver como será na prática. Qualquer redução de custos, por menor que seja, ajuda a indústria e aumenta a nossa competitividade”, avaliou.

Segundo João da Mata, as despesas com energia elétrica normalmente representam 3% dos custos de uma indústria na Paraíba. “A energia é um insumo que pesa bastante. Geralmente corresponde a 3% dos custos, mas o ideal é que seja apenas 1%. A redução deve beneficiar principalmente as pequenas e médias indústrias, já que boa parte das grandes trabalham com geração própria”, afirmou.

A Energisa ainda não divulgou qual será o valor absoluto do kWh na Paraíba após o reajuste. O custo atual é de R$ 0,31782/kWh, ficando acima dos estados vizinhos (PE, CE e RN).

10 anos: 26% de aumento

A Energisa destacou que nos últimos 10 anos, desde 2003, a tarifa da distribuidora aumentou, em média, 26%, enquanto os principais índices de inflação, o IPCA e o IGP-M, aumentaram, respectivamente, 71% e 82%. Assim, neste ano, a redução da tarifa da Energisa Paraíba será, em média, de 22%, pois em janeiro reduziu 19,4%, em decorrência da redução das tarifas promovida pelo Governo Federal e, agora, a redução de 3,02% fixada pela ANEEL na revisão tarifária periódica.

A distribuidora que atua na Paraíba lembrou ainda que, entre 2009 e 2012, desenvolveu um conjunto de ações que possibilitaram o controle de perdas de distribuição de energia elétrica.



Redação com Correio

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026