O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço na Paraíba. A prova disso é que cerca de 45% dos micro empreendedores individuais no Estado são mulheres. O dado acompanha a tendência de expansão de empresas no comando de mulheres em todo o País. Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que as mulheres estão à frente de 52% das novas empresas – com menos de 3,5 anos – no Brasil. No Nordeste, elas assumem a liderança de 49% dos novos negócios.
Para reconhecer as melhores trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo, o Sebrae Paraíba realiza na próxima terça-feira (10) a cerimônia de entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O evento será no auditório do Sebrae, em João Pessoa, às 18h30.
"A contribuição que a mulher vem trazendo ao mercado de trabalho, especialmente conduzindo ou gerenciando pequenos negócios, é fundamental e extremamente salutar para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Até porque essa participação extrapola segmentos tradicionais, como salões de beleza e lojas de confecções, para negócios como oficinas mecânicas, trazendo novos padrões de gestão e liderança, gerando produtividade e, inclusive, incluindo mais mulheres", observa o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.
De acordo com a gestora do prêmio na Paraíba, Maria José Menezes, esta edição da premiação contou com a inscrição de 174 empresárias de todo o Estado. Deste total, 18 tornaram-se finalistas nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual. “A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e isso tem garantido uma maior visibilidade do empreendedorismo feminino no cenário nacional”, destacou Maria José Menezes.
Durante a cerimônia, serão premiadas as três primeiras colocadas nas categorias "Pequenos Negócios", "Produtora Rural" e "Microempreendedora Individual". As vencedoras receberão troféu de reconhecimento, certificado de premiação e um curso. Os primeiros lugares ganharão ainda 16 horas técnicas de consultoria em gestão e também concorrem automaticamente na etapa nacional.
Na etapa nacional, as vencedoras receberão troféus e uma viagem para capacitação em território nacional. As primeiras colocadas ganharão, além do troféu ouro, do selo e da capacitação em território nacional, uma viagem internacional. O prêmio é uma parceria entre Sebrae; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM); Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW); e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Reconhecimento às empreendedoras paraibanas
Na última edição da premiação, a Paraíba conquistou duas medalhas na etapa nacional. A produtora rural paraibana, do município de Camalaú, Maria de Fátima Barbosa ficou com a primeira colocação nacional (troféu ouro) em sua categoria e Thaís Fernandes de Araújo ficou em segundo lugar (troféu prata) como microempreendedora individual.
“Esse reconhecimento nacional reforça a importância do empreendedorismo feminino em nosso Estado. Havia muitas histórias de mulheres fantásticas, de todo o país, e a Paraíba se destacou mais uma vez, mostrando a força de suas empreendedoras”, destacou a analista do Sebrae e gestora estadual do Prêmio, Maria José Menezes.
AScom
Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…
Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…