A Paraíba o tempo todo  |

Empreendedorismo feminino cresce mais de 20% em 10 anos

 As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras vem crescendo a cada ano. De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Dieese, a participação das mulheres à frente dos micro e pequenos negócios cresceu 21% em uma década. Com os homens, esse crescimento foi de 9,8%. O estudo analisou o perfil de gênero nos pequenos negócios (aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano), entre os anos de 2001 e 2011.

 

Na próxima terça-feira (11), o Sebrae Paraíba irá reconhecer o talento dessas empreendedoras durante a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A solenidade irá acontecer no Garden Hotel, em Campina Grande, a partir das 17h. Esta será a décima edição da premiação que reconhece o empreendedorismo de mulheres de diversas regiões do Estado. Algumas delas já foram premiadas também na etapa nacional do prêmio.

 

“Nesta edição, tivemos um número expressivo de inscrições, 100 candidatas ao prêmio. Foram 62 proprietárias de micro e pequenas empresas, 10 produtoras rurais e 28 microempreendedoras individuais. A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e isso tem garantido uma maior visibilidade do empreendedorismo feminino no cenário nacional”, destacou a gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes.

 

Para o diretor financeiro e administrativo do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, o nível das candidatas é bastante alto e demostra o espírito empreendedor feminino. "É importante ressaltar que as mulheres participam efetivamente do gerenciamento dos negócios, são detalhistas, cautelosas e arriscam menos. Isto garante um melhor índice de permanência de suas empresas no mercado”, destacou Ricardo Madruga.

 

Durante a cerimonia, serão premiadas os três primeiros lugares nas categorias "Pequenos Negócios", "Produtora Rural" e "Microempreendedora Individual". As primeiras colocadas em cada categoria receberão troféu de reconhecimento; Certificado de premiação; Direito ao uso do selo de vencedora, explicitando o ciclo e um curso da Matriz de Soluções Educacionais e/ou 16 (dezesseis) horas técnicas de consultoria em gestão, além de concorrerem automaticamente na etapa nacional.

 

Empreendedorismo que transforma

O Prêmio Mulher de Negócios valoriza e reconhece as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio. São histórias de sucesso que transformaram a vida de muitas mulheres e, em alguns casos de sua comunidade. Foi o que aconteceu com mulheres de São Sebastião de Lagoa de Roça, município próximo a Campina Grande.

 

Em 2011, Maria Nazaré dos Santos inscreveu a Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf) e foi a grande vencedora na etapa estadual e segundo lugar na etapa nacional, na categoria negócios coletivos. Com trabalho e perseverança, os mais de 70 associados da cooperativa mostraram que era possível produzir, administrar o próprio negócio e gerar renda para suas famílias e seu município.

 

Em Lucena, a Associação Mãos que se Ajudam também mudou a realidade de um grupo de moradoras do município. Produzindo a “cocada na quenga” há mais de dez anos, o empreendimento já é referência no mercado estadual. A empresária idealizadora do projeto, Mauricéia Barbosa também já foi reconhecida pelo Prêmio do Sebrae, na edição do ano passado. “Ao ouvir as experiências e as dificuldades que outras pessoas já passaram, a gente ganha força para continuar. É preciso ter amor e persistência para ter sucesso”, destacou Mauricéia.

 

O Sebrae, além de estimular o empreendedorismo feminino, com a Prêmio anual, presta atendimento e consultorias diariamente para quem deseja abrir o próprio negócio ou melhorar sua gestão. No próximo mês de maio, entre os dias 15 e 18 de maio, será realizada a Feira do Empreendedor 2014, um dos maiores eventos de empreendedorismo do país. Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, o evento vai oferecer, em uma área de 19 mil m2, inúmeras atividades com foco no empreendedorismo, como palestras, oficinas, atendimentos presenciais, exposições, além de uma feira de oportunidades de negócios em comércio e serviço, com a participação de mais de 80 expositores.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe