A Paraíba o tempo todo  |

Economia está em vias de recuperação, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta (22), em São Paulo, que a economia brasileira já está "em vias de recuperação".

De acordo com o ministro, a expectativa é que no último trimestre do ano o Produto Interno Bruto (PIB) já esteja registrando crescimento de 3% a 4%, compensando a desaceleração esperada para os primeiros trimestres e alcançando a previsão divulgada na quarta-feira pelo Ministério do Planejamento de crescimento de 1% no ano.

"Para o crescimento, as condições estão dadas. Esperamos um primeiro trimestre com desempenho bastante modesto, mas, a partir de março, uma recuperação na economia brasileira", afirmou o ministro, que participou do seminário internacional "O Brasil e a crise econômica mundial", promovido pela revista "Carta Capital".

Ele também afirmou que os setores que mais vão crescer em 2009, segundo previu, serão os voltados para o mercado externo.

Apesar de apontar sinais de recuperação, o ministro disse que isso não quer dizer que a crise tenha acabado.

 

"Estamos percebendo alguma melhora no cenário internacional e alguma recomposição de crédito. O quadro é mais benigno que no ano passado, mas não significa que a crise tenha acabado", disse.

Mantega voltou a lembrar as melhores condições da economia brasileira e dos países emergentes em relação aos países desenvolvidos. Essas melhores condições, disse ele, são uma oportunidade para o Brasil assumir uma posição de protagonista no cenário mundial.

"A crise pode acelerar mudanças que vinham ocorrendo na economia mundial e consolidar o avanço dos emergentes. Acredito que haverá enfraquecimento dos EUA, Japão e Europa e fortalecimento dos países asiáticos e demais emergentes, de modo a se ter um balanceamento de forças", disse.

 

Segundo ele, essa situação proporcionará vantagens para o Brasil. "Agora, quando formos negociar, vamos ter que colocar na mesa os países que vão capitanear o crescimento da economia nos próximos anos. Certamente, o mundo será diferente, e o Brasil estará entre os novos protagonistas", declarou.

 

 

Câmbio

Mantega admitiu que existe uma preocupação no governo com a retomada da entrada de dólares no país, que vem puxando para baixo a cotação da moeda. "É claro que essa valorização atrapalha, atrapalha o setor produtivo, os exportadores. Então é uma fonte de preocupação", apontou.

 

O ministro afirmou, no entanto, que o Banco Central está aproveitando esse movimento para aumentar as reservas de dólares no país. "O BC já está comprando mais", disse
 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe