A economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB), que é o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país, apresentou alta de 0,8%.
No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia do país soma 2,5%. Os dados foram divulgados hoje, terça-feira (04/06, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB chega a R$ 2,7 trilhões de reais.
Esse crescimento foi marcado por expansão em serviços, agropecuária, consumo das famílias, formação bruta de capital fixo (FBCF, medida do que se investe em máquinas, construção civil e pesquisa), exportação e importação. Apenas a indústria registrou queda, enquanto o consumo do governo ficou estável.
O crescimento foi puxado pelo setor se serviços, com alta de 1,4% no período. A agropecuária também cresceu, registrando variação de 11,3%, enquanto a Indústria ficou estável (-0,1%).
Dentro do setor de serviços, houve crescimento em Comércio (3,0%), Informação e comunicação (2,1%), outras atividades de serviços (1,6%), atividades imobiliárias (1,0%) e transporte, armazenagem e correio (0,5%). Por outro lado, houve estabilidade nas atividades de Intermediação financeira e seguros (0,0%) e administração, saúde e educação pública (-0,1%).
Redação
O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…
Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…