A Paraíba o tempo todo  |

Economia da zona do euro fica estagnada no 4º trimestre de 2009

Resultado ressalta a fragilidade da recuperação econômica; Expansão na Holanda foi de 0,2% ao invés de 0,3%.

A economia da zona do euro ficou estagnada no último trimestre de 2009, mostraram dados revisados nesta quarta-feira (7), ressaltando a fragilidade da recuperação.

A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, disse que o crescimento dos 16 países que usam o euro foi zero entre outubro e dezembro comparado com o trimestre anterior, ao invés da expansão de 0,1% estimada anteriormente.

Ante o quarto trimestre de 2008, a economia encolheu 2,2%, mais que a contração de 2,1% dos dados preliminares, disse a Eurostat.

Os números acabaram sendo mais fracos que o esperado principalmente porque a recessão na Itália foi maior do que se pensava. A economia italiana encolheu 0,3 por cento no quarto trimestre comparado com o terceiro, e não 0,2%.

A expansão na Holanda foi de 0,2% ao invés de 0,3%.

Portugal, onde o crescimento tinha sido divulgado como zero na comparação com o trimestre imediatamente anterior, teve contração de 0,2%.

Somente o avanço das exportações e dos estoques impediu que a zona do euro voltasse ao vermelho, pois a contribuição ao número trimestral do governo e do consumo privado foi zero e o investimento subtraiu 0,3 ponto percentual.

A contribuição positiva dos estoques foi de 0,1 ponto percentual e a contribuição do comércio líquido foi de 0,2 ponto percentual.

A Eurostat disse também que os preços no atacado da zona do euro subiram 0,1% em fevereiro ante janeiro, como esperado por economistas ouvidos pela Reuters, com uma queda anual de 0,5%. Economistas esperavam um recuo anual de 0,4%.

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe