A Paraíba o tempo todo  |

Diretor do Detran CG defende exame toxicológico para CNH

 O diretor da 1ª Ciretran, Rossandro Agra, falou sobre a lei federal nº 13.103/2015 que exige a realização do exame toxicológico para renovação da Carteira Nacional de Habilitação C, D e E.

Em entrevista a imprensa campinense, Rossandro esclareceu que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) entendeu ser necessária a realização do exame por causa do uso excessivo de drogas pelos condutores de veículos, principalmente, para os motoristas profissionais que utilizam psicotrópicos para resistir ao longo dos trajetos e entregar cargas a tempo.

Entretanto, o uso dessas drogas faz com que muitos motoristas durmam durante o trânsito e sofram acidentes.

Ele falou que apenas cinco laboratórios no Brasil estão credenciados pelo Denatran e anunciou que em Campina Grande apenas o laboratório Prontanálise, que fica localizado na avenida Floriano Peixoto, no Centro de Campina Grande, realiza o exame.

O diretor também contou que o Detran-PB na última semana ingressou com ação judicial para barrar a realização do toxicológico. Porém, não houve êxito porque foi entendido judicialmente que o exame toxicológico torna mais seguro o trânsito, sobretudo, para os motoristas profissionais.

– Entendo pessoalmente, se o exame é obrigatório, que ele fosse fornecido gratuitamente. Nós temos outro empecilho que é o prazo. Normalmente, o exame vai ser coletado hoje e com 20 a 30 dias úteis é que chega porque é enviado para os Estados Unidos. Aqueles que, efetivamente, já estão com as habilitações vencidas ou a se vencer já terão o prejuízo considerado e foi justamente o que o Detran da Paraíba tentou não arcar com esse prejuízo direcionado para o usuário. Não deixe para utilizar aquele prazo final de 30 dias do vencimento da habilitação. As categorias C, D e E terão que procurar os órgãos executivos de trânsito com bastante antecedência – aconselhou.

Rossandro ressaltou que as pessoas que têm menos de 65 anos terão que renovar a CNH no intervalo de tempo de dois anos e meio. Essa dificuldade de logística está acontecendo em todo o Estado.

– A nossa logística do Detran da Paraíba é uma das melhores do Brasil, inclusive, servindo de modelo nacional e recebendo vários elogios nos encontros nacionais do próprio Denatran e Conselho Nacional de Trânsito (CNT) – ressaltou.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe