Categorias: Economia

Dez cidades paraibanas têm a 2ª parcela de janeiro do repasse do FPM bloqueada; entenda o impacto para as gestões municipais

Nesta segunda-feira (20), os municípios brasileiros receberam a segunda parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com um montante total de R$ 2,08 bilhões. O valor é 6% maior que o repassado no mesmo período do ano passado, mas cerca de 60% menor que o da primeira parcela deste mês, um movimento considerado sazonal por especialistas. No entanto, para 50 municípios brasileiros, incluindo dez na Paraíba, o repasse foi bloqueado.

As cidades paraibanas afetadas são: Alcantil, Araruna, Barra de Santa Rosa, Belém do Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Curral de Cima, Nova Olinda, Riachão, Salgado de São Félix e Santa Cruz. A suspensão desses recursos representa um grande desafio para os gestores, especialmente considerando que o FPM é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios brasileiros.

O bloqueio pode comprometer serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, especialmente em cidades menores, que dependem quase que exclusivamente do FPM para financiar suas operações.

Os motivos para o bloqueio do FPM podem variar, incluindo irregularidades fiscais, pendências com órgãos de controle ou descumprimento de obrigações tributárias. Cabe às prefeituras resolverem essas pendências para que os repasses sejam retomados.

O FPM é uma transferência constitucional correspondente a 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda e o IPI. Os valores são distribuídos com base no número de habitantes dos municípios, atualizado anualmente pelo IBGE. Por sua relevância, o fundo é considerado uma ferramenta essencial para equilibrar as finanças das prefeituras e garantir a prestação de serviços básicos à população.

PB Agora

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026