A taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas do País subiu para 10,4% em janeiro de 2011, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos, Sociais e Estatísticos (Dieese). Em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego foi de 10,1%.
Em janeiro, o número de desempregados foi estimado em 2,29 milhões pessoas, 57 mil a mais do que no mês anterior. Houve aumento de desempregados em Recife, Belo Horizonte e São Paulo. A taxa ficou relativamente estável em Fortaleza, Porto Alegre e Salvador e caiu ligeiramente no Distrito Federal.
Ainda de acordo com o levantamento, o nível de ocupação reduziu-se em 0,8%. O rendimento médio real dos ocupados também registrou queda. Entre novembro e dezembro de 2010, os rendimentos médios reais de ocupados (0,4%) e assalariados (0,6%), passaram a equivaler a R$ 1.389 e R$ 1.425, respectivamente.
No conjunto dos setores, somente o comércio registrou crescimento do nível de ocupação (35 mil, ou 1,1%). Os outros apresentaram queda: serviços (121 mil ocupações, ou 1,1%), indústria (32 mil ocupações, ou 1,0%), construção civil (28 mil, ou 2,1%) e no agregado outros oetores (19 mil, ou 1,2%).
Houve a eliminação de 165 mil postos de trabalho, com a saída de 108 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA), elevou o número de desempregados em 57 mil pessoas. O total de ocupados nas sete regiões investigadas foi estimado em 19.785 mil pessoas e a PEA, em 22.076 mil.
Terra
O vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) e o…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…
O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…
A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…
A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada pela violência na cidade de Mamanguape, no Litoral…
A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…