Por pbagora.com.br

O deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que dispõe sobre a Criação do Polo de Confecções e Calçados do Cariri paraibano. A idéia é criar um equipamento para gerar empregos permanentes em pelo menos 7 municípios, com características do Polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Moacir garantiu que o objetivo do polo é fortalecer a cadeia produtiva do setor têxtil e calçadista; incentivar a produção e a comercialização de vestuário; promover o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias aplicáveis a esse setor industrial e contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda, principalmente mediante ações voltadas para o setor, observando-se os princípios do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa pretende ainda promover o desenvolvimento e a divulgação de novas técnicas na confecção e de calçado; destinar recursos específicos para o desenvolvimento e a pesquisa de novas técnicas para o aprimoramento das fábricas locais; e desenvolver ações de capacitação profissional para técnicos, inclusive quanto aos aspectos gerenciais e de comercialização; além de criar mecanismos que propiciem tratamento tributário diferenciado para fomentar a produção têxtil e calçadista.

O Polo de Confecções e Calçados do Cariri englobaria várias cidades, como Santa Cecília, Riacho de Santo Antônio, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Caturité, São Domingos do Cariri e Alcantil.

Moacir enfatizou que o projeto se apresenta como relevante face a potencialidade local na exploração das atividades de confecções da moda e fabril de calçados, bem como sua proximidade com cidades no Estado de Pernambuco que exploram também tal atividade,sendo assim, de grande valia a criação do Polo de Confecções e Calçados do Cariri Paraibano.
O setor de confecções e de calçados segundo ele, se apresentam como uma grande oportunidade econômica para a região do cariri, só no município de Alcantil são mais de 600 pessoas trabalhando diretamente na atividade.

O parlamentar destacou ainda que a ideia é que o Polo de Confecções e Calçados do Cariri ofereça maior autonomia aos empreendimentos das sete cidades beneficiadas, com destaque para Alcantil, em virtude da sua localização, no meio do trajeto entre Paraíba-Pernambuco. Muitos paraibanos atravessam essa diariamente para fazerem compras nas cidades pernambucanas de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Ele acredita que a implantação do presente Polo impulsionar a economia local, geraria empregos, trabalho e renda a várias famílias do cariri paraibano, assim fortalecendo a cadeia produtiva desse importante setor, trazendo investimentos e desenvolvimento para toda a região.

“A criação do referido Polo é de extrema importância para o fortalecimento do setor e para o crescimento da economia da região, que conta com este potencial em desenvolvimento”, garantiu.

Vale lembrar que na semana passada, o governador João Azevêdo (Cudadania) anunciou benefícios fiscais e redução de impostos para viabilizar criação do Polo de Confecções em Campina Grande. A proposta é transformar a região de Campina Grande no maior polo de confecções do Nordeste, ,a partir de concessão de incentivo fiscal tanto para a indústria, quanto para o varejo para garantir mais geração de emprego e instalação de indústrias.

PB Agora

Deixe seu Comentário