A Paraíba o tempo todo  |

Demanda das empresas por crédito no país registra 2º recuo seguido

A procura das empresas por crédito recuou pela segunda vez consecutiva em setembro. De acordo com a Serasa Experian, houve queda de 0,9% em relação à procura verificada em agosto, mês em que já havia sido registrado uma diminuição de 4,3%.

No confronto com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 4,0%, a mesma verificada em agosto, considerando o mesmo tipo de comparativo. No acumulado dos primeiros nove meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi de 5,6% frente ao mesmo período de 2008 –o melhor desempenho até agora no ano.

Na análise por porte, apenas as micro e pequenas empresas registraram recuo na procura por crédito em setembro, refletindo, segundo os técnicos da Serasa, que esse segmento ainda encontra dificuldades de acesso junto ao sistema financeiro apesar dos esforços governamentais em garantir condições mais favoráveis de crédito a essas empresas.

Já as médias e grandes empresas expandiram as suas demandas por crédito no mês passado, subindo 1,0% e 0,7%, respectivamente.

No acumulado do ano, as micro e pequenas continuam liderando a queda na procura por crédito, com redução de 5,8%. Nas médias empresas, a diminuição é de 4,6%. Somente as grandes empresas apresentam elevação nesse período, com alta de 2,6%.

A região que apresentou o maior recuo na demanda das empresas por crédito em setembro foi o Nordeste (6,2%) em relação ao mês anterior, seguida por Norte (-3,4%) e Sul (-1,0%). As empresas do Centro-Oeste e do Sudeste elevaram as suas procuras por crédito, registrando alta de 2,1% e 0,7%, respectivamente.

No acumulado de 2009, as empresas da região Norte estão com a menor queda em termos de demanda por crédito (-1,6%), com o Nordeste aparecendo em seguida (2,5%). As empresas da região Sul foram as que apresentaram a maior diminuição (8,1%). Já as do Sudeste e do Centro-Oeste estão com quedas acumuladas de 6,0% e de 4,9%, respectivamente.

Por segmento econômico, apenas o setor de serviços elevou a sua procura por crédito em setembro na comparação com agosto, com expansão de 1,4%. Indústria (-2,2%) e comércio (-2,7%) registraram quedas. No acumulado de janeiro a setembro, a indústria tem apresentado a maior retração (6,2%), seguida de perto por serviços (-5,9%) e comércio (-5,6%).
 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe