Os crgos ligados diretamente à produção e ao setor financeiro das empresas serão os mais requisitados no ano que vem. É o que aponta estudo realizado pela consultoria Michael Page, especializada em recrutamento executivo. Com foco nessas áreas, as empresas buscam otimizar seus custos e aumentar a produtividade.
Confira os 11 cargos mais promissores de 2015, de acordo com a Michael Page:
1 – Gerente de Embarcações / Operações
O que faz: É responsável por garantir o bom funcionamento de embarcações de apoio offshore, desde a tripulação, o barco e o serviço específico destinado para navios. Em geral, responde pelo contrato da embarcação com o cliente final.
Por que estará em alta: Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados.
Perfil: Formação como Oficial de Náutica ou de Máquinas, ou mesmo Engenharia Mecânica com bons conhecimentos de equipamentos de praça de máquinas.
2 – Engenheiros de Instalação / LayEngineers
O que faz: Dá suporte a instalação de linhas (flexíveis / umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços, garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das operadoras em atividade no Brasil.
Por que estará em alta: Há previsão de novos campos entrarem em produção no litoral brasileiro e parte fundamental para colocar o ativo em marcha é a conexão de linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas ou navios de produção. O serviço é altamente especializado.
Perfil: Formação em Engenharia (Mecânica, Elétrica, Eletrônica ou Naval), com experiência prática em atividades que se relacionam com ROV, survey, movimentação de cargas em regime offshore etc.
3 – Gerente de Logística
O que faz: Controla, organiza e garante a integridade do estoque, faz a gestão de toda a equipe operacional, contrata serviço de manutenção e operação, além de transporte, podendo se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.
Por que estará em alta: Deve-se ao aumento significativo do volume de galpões industriais, consequência da necessidade de novos centros de distribuição ao mesmo tempo que o mercado comércio online continua forte.
Perfil: Ideal um Engenheiro de Produção com pós-graduação em Logística.
4 – Gerente de Produção para a Indústria de Bens de Consumo
O que faz: É responsável por garantir os índices de volume de produção das fábricas, bem como bons resultados em produtividade, segurança e qualidade.
Por que estará em alta: O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter este mercado abastecido, aumentando cada vez mais a eficiência dentro das fábricas.
Perfil do profissional: Especialmente engenheiros com histórico de atuação em manufaturas.
5 – Gerente de Obras Industriais
O que faz: É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços, entre outros, garantindo sobretudo o custo e prazo de entrega. Resumindo, é quem comanda a produção.
Por que estará em alta: Em função da necessidade por galpões industriais, essa é uma demanda que aponta um viés de alta para 2015.
Perfil: Engenheiro Civil com larga vivência no campo, acompanhando a produção de obras industriais e fazendo a gestão da equipe.
6 – Controller
O que faz: É responsável por gestão contábil, fiscal, planejamento e controle.
Por que estará em alta: Várias empresas em processos de estruturação e reestruturação precisam implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável.
Perfil: Formação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.
7 – Gerente de Planejamento Tributário
O que faz: É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia.
Por que estará em alta: A demanda por profissionais é constantemente grande em função da necessidade de fazer um planejamento tributário mais bem elaborado devido à complexidade do sistema tributário brasileiro.
Perfil: Formação em Ciências Contábeis e Direito, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.
8 – Gerente de Desenvolvimento de Negócios
O que faz: Prospecta e lidera projetos de novos negócios a fim de captar novas fontes de receita para a empresa. O resultado final é a geração de novos contratos a partir do desenvolvimento de aplicações para produto ou serviço, ou ainda prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados.
Por que estará em alta: Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa a ter um importante papel na geração de negócios para empresa de forma mais ampla, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes e metas de vendas existentes.
Perfil do profissional: Formação em Engenharia, Administração de Empresas e afins. É essencial que o profissional desenvolva uma rede de relacionamento com agentes de diferentes empresas ou instituições, além de boa visão de negócios para compreender assuntos de diversas áreas da empresa e converter oportunidades em negócios.
9 – Cientista de Dados
O que faz: O Data Scientist ou Cientista de Dados é o profissional responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento destes ao negócio para melhor desempenho das empresas. Com as plataformas de Big Data, as empresas são capazes de prever ou compreender alguns pontos como: tendências de mercado, repercussão de algum fato/campanha de marketing pelo mercado e comportamento do consumidor, permitindo personalizar ações voltadas para o seu público de acordo com o perfil de cada consumidor.
Por que estará em alta: Deve-se à alta competitividade do mercado e à necessidade da empresa de estar mais próximo ao consumidor para entender o que ele precisa de forma individual.
Perfil: O Cientista de Dados é um profissional com formação em Matemática, Estatística ou Engenharia da Computação com Mestrado em Matemática Aplicada ou Computação Distribuída e muitas vezes com doutorado e PHD nas áreas exatas. O profissional deve possuir aptidão para cálculos matemáticos e estatísticos, bem como possuir visão de negócio para que possa alinhar os conceitos tecnológicos a uma aplicação prática na empresa.
10 – Arquiteto Corporativo
O que faz: O Arquiteto Corporativo é o profissional responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde a mais alta (camada de negócios) até a camada mais baixa (infraestrutura), e permitir a análise de requisitos, padronização e governança entre as camadas.
Por que está em alta: As empresas buscam padronizar seus ambientes, processos e estruturas buscando a otimização de métodos, melhor performance e um controle maior de custos.
Perfil: O Arquiteto Corporativo é um profissional com formação em Tecnologia e muitas vezes com pós-graduação/MBA em Negócios. O profissional deve possuir raciocínio lógico e pensamento analítico, além de conhecimento em metodologias como SOA, TOGAF, ITIL, COBIT e BPMN.
11 – Desenvolvedor para Sistemas Móveis
O que faz: O Desenvolvedor Mobile é o profissional responsável pelo desenvolvimento de aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) de acordo com as demandas dos arquitetos de software.
Por que estará em alta: As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o seu mercado consumidor e, para isso, utilizam a plataforma mobile.
Perfil: O Desenvolvedor Mobile é um profissional com formação em Tecnologia e com profunda experiência em desenvolvimento em linguagens como C, Java, J2EE, C++ e frameworks.
Terra
Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…
Uma mulher identificada como Luciana da Silva Barreto, professora da rede municipal de Barra de…
Nessa sexta-feira (23), um policial militar do ROTAM realizou a prisão de um suspeito de…
O meio-campista Nenê confirmou, em entrevista coletiva nessa sexta-feira (23), na Maravilha do Contorno, que…
Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…