Após três meses consecutivos de queda, a confiança do consumidor na Região Metropolitana de João Pessoa apresentou resultados positivos com crescimento de 0,31% em maio em relação ao mês anterior, revela o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba – IFEP.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo instituto, atingiu 132,25 pontos na escala que varia de zero (total pessimismo) a duzentos (total otimismo). Na comparação anual, o ICC apontou uma expansão de 13,70% em relação a maio de 2009.
“Este comportamento ascendente na confiança do consumidor paraibano pode ser atribuído, em parte, à facilidade na obtenção do crédito, ao crescimento no rendimento médio real do trabalhador e à estabilidade na taxa de desemprego”, explicou o presidente do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB, Marconi Medeiros.
A pesquisa é composta por dois sub-indicadores: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). Segundo o levantamento, o ICEA, que mensura o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, registrou um aumento de 1,03% no contraponto com o mês anterior.
Já o IEC, que mede a confiança do consumidor em relação à sua situação futura, apresentou uma retração de 0,32%. Esse desempenho negativo no Índice de Expectativa do Consumidor pode ser explicado pelo receio dos consumidores quanto ao crescimento da inflação, principalmente entre as mulheres, que são as gestoras do orçamento doméstico e são mais pessimistas com relação aos efeitos da inflação do que os homens.
Homens mais confiantes
O levantamento constatou que, na avaliação por sexo, os homens estão mais confiantes que as mulheres, apresentando elevação no nível de confiança de 0,82%, enquanto que, entre as mulheres, houve uma retração de 0,28%. Por faixa de renda, os consumidores que ganham entre cinco e sete salários mínimos foram os que apresentaram o maior aumento no nível de confiança (7,92%).
Quanto à faixa etária, o maior aumento de confiança foi verificado entre os consumidores com idades de 48 a 58 anos (3,95%) e, por escolaridade, entre os consumidores que possuem ensino médio completo, com alta de 1,66%.
Metodologia
A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba – IFEP entrevistou cerca de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu nos dez primeiros dias deste mês.
O principal objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores residentes na Região Metropolitana de João Pessoa, considerando a situação econômica atual e as expectativas para a situação futura.
Da Ascom do Fecomercio
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…
O expediente no Poder Judiciário paraibano será alterado nesta quarta-feira (11), apenas em João Pessoa,…
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos), encaminhou à Comissão de Constituição…
A definição sobre os rumos que o PT deve tomar nas eleições estaduais na Paraíba…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou o Inquérito Civil Público nº 001.2025.081141 para investigar…
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, coronel Kelson Chaves, informou nesta segunda-feira (09)…