Categorias: Economia

Especialista prevê que a partir de agora comércio será híbrido, com lojas físicas e virtuais

PUBLICIDADE

As formas de consumo mudaram e para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, a pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que os empresários aderissem às vendas virtuais, ao mesmo tempo em que podem manter as lojas físicas. Marconi avaliou o recente levantamento da são da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) onde aponta que o comércio varejista na Paraíba voltou a colher bons frutos ao registrar um volume de vendas de 0,7% em fevereiro, após resultados negativos nos três meses anteriores.

“Continuamos prontos, empresários do terceiro setor e trabalhadores, imbuídos da mesma responsabilidade de continuar alavancando a economia. O que nós verificamos é que, embora esteja sendo um momento muito difícil, o empresariado também adquiriu muita experiência dentro desse momento. Não retroagem mais o comércio virtual, ao mesmo tempo em que também teremos as lojas físicas. O delivery vai continuar crescendo e o drive-thru vai continuar forte, mesmo pós-pandemia. As lojas a partir de agora serão físicas e virtuais”, frisou.

De acordo com o levantamento a variação do Estado foi acima da média nacional de 0,6%. A receita nominal paraibana também acompanhou o crescimento das vendas e somou um aumento de 1,6%. E, apesar de registrar um percentual menor que outros estados do Nordeste, a variação ficou acima da média brasileira de 1,5%.

“Os números apontados pelo IBGE mostram que o comércio varejista vem, cada vez mais, recuperando-se, mesmo diante de tantos desafios que estamos enfrentando. Aqui na Paraíba, dados como o crescimento no volume de vendas de 2,3% em fevereiro em relação a janeiro e a alta de 1,6% nos indicadores de receita nominal, revelam esse potencial que os empresários vêm demonstrando de se reinventar e continuar promovendo o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para a população nesse momento tão delicado”, disse Marconi.

Em comparação ao mesmo período no ano anterior, o mês de fevereiro obteve uma redução de 7,5% no volume de vendas, sendo a 8ª queda mais intensa do país, superando a média geral de -3,8%. No entanto, mesmo assim, a Paraíba registrou um aumento de 2% na receita de fevereiro de 2021 em relação a fevereiro de 2020. O índice nacional foi de 6%. A recuperação econômica da Paraíba, segundo Medeiros, surpreenderá a todos. “Eu estou dizendo isso, baseado em pesquisas econômicas com a área empresarial e gerencial das empresas do terceiro setor, que acreditam que nós rapidamente saberemos buscar o caminho do desenvolvimento. O empresariado está confiante”, contou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024