A Paraíba o tempo todo  |

Começa primeira etapa de plano de flexibilização do comércio em JP e CG

Mesmo com a Paraíba enfrentando uma luta contra o coronavírus e tentando achatar a curva do vírus, o comércio de algumas cidades vão abrir parcialmente. A quase três meses o comércio de Campina Grande e João Pessoa está fechado devido as medidas de restrições ao novo coronavírus. A reabertura mesmo que parcial, divide opiniões, principalmente a comunidade médica e sanitária.

O decreto 40.304 do Governo do Estado, que inicia a flexibilização das atividades econômicas na Paraíba, começa a valer. O documento detalha as quatro fases que compõem o plano de flexibilização voltado para atividades comerciais nos 223 municípios paraibanos. As fases terão bandeiras de cores diferentes de classificação e avaliação que determinam se as cidades podem adotar os parâmetros de fiscalização.

Algumas atividades poderão voltar a funcionar em todos os municípios paraibanos, a critério de cada gestor municipal, com uso obrigatório de máscaras e seguindo determinações específicas.

A flexibilização das atividades econômicas também foi anunciada pelos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD). Os planos de retomada acontecerão de modo gradual e são diferentes para as duas cidades. Vejas medidas implementadas em João Pessoa e Campina Grande e o que muda a partir desta segunda. As duas cidades lideram o ranking de pessoas infectadas com o Covid-19.

O plano de flexibilização tem três etapas. No dia 29 de junho pode-se avaliar um segundo momento de flexibilização, mantimento da primeira etapa ou retorno ao isolamento social mais rígido, o que deve depender da evolução dos casos da Covid-19. Na possível segunda etapa, haverá mudanças nos segmentos de construção civil, atividades religiosas, transporte público, esporte profissional e escritórios de profissionais liberais. O plano ainda conta com mais duas etapas de flexibilização.,

O que volta a funcionar em João Pessoa
Transporte público;
Escritórios de profissionais liberais;
Esporte profissional;
Serviços públicos não essenciais;
Praias, parques e praças;
Feiras livres e ambulantes;
Academias de ginástica;
Museus, cinemas e teatros;
Aulas presenciais.

Atividades que voltam a funcionar na segunda-feira (15)

lojas de varejo e serviços com até 200m²;
Lojas das ruas João Pessoa, Maciel Pinheiro e adjacências, das 8h às 17h;
Atividades religiosas, com ocupação máxima de 20% (a partir de 20 de junho);
Shoppings, apenas na modalidade drive thru.
Atividades que podem funcionar a partir de 29 de junho

Shoppings e galerias (exceto cinemas, auditórios e área de jogos);
Lojas em geral com área superior a 200m²;
Bares e restaurantes com taxa de ocupação de no máximo 50% da capacidade, priorizando atendimento ao ar livre;
Praças, parques e áreas de lazer;
Academias, com ocupação inferior a 50% da capacidade e obedecendo o distanciamento e proteção de equipamentos.
Atividades que podem funcionar a partir de 12 de agosto

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe