Categorias: Economia

Coca-Cola defende segurança do aspartame em novo anúncio

 A Coca-Cola planeja veicular nesta quarta-feira nos Estados Unidos seu primeiro anúncio defendendo a segurança de adoçantes artificiais, numa ação com a qual a companhia pretende deter a queda das vendas de seus refrigerantes diets.

O anúncio impresso está pronto para sair no USA Today na área de Atlanta, em seguida deve sair no Atlanta Journal Constitution na quinta-feira e no Chicago Tribune na próxima semana. Ele diz que bebidas diet podem ajudar as pessoas a controlar o peso e enfatiza as evidências científicas sobre a segurança do aspartame, também conhecido pelo nome NutraSweet.

A anúncio representa uma nova fase de uma campanha que a Coca-Cola Co. lançou em janeiro para rebater os críticos que culpam as bebidas adoçadas por aumentar as taxas de obesidade. A primeira onda de anúncios destacava o comprometimento da companhia em lutar contra a obesidade e mostrava as várias opções diet que oferece. Agora, a Coca-Cola tenta garantir às pessoas que as bebidas de baixa caloria não fazem mal à saúde.

“A Coca está tentando sair na frente e proativamente defender esses adoçantes sintéticos”, afirmou John Sicher, editor da Beverage Digest, que cobre a indústria de bebidas.

O declínio de popularidade dos refrigerantes nos Estados Unidos é uma tendência antiga, devido a preocupações de que eles fazem as pessoas engordar. Mas, recentemente, as pessoas começaram a evitar também os refrigerantes diet, o que demonstra que o problema com o consumo vai além do simples ganho de peso.

Na verdade, nos Estados Unidos as vendas de refrigerantes diet estão mais acentuadas do que a dos regulares, segundo a Beverage Digest. No ano passado, por exemplo, o volume de vendas da Coca caiu 1%, enquanto o da Coca Diet caiu 3%. As vendas da Pepsi diminuíram 3,4%, e da Diet Pepsi, 6,2%.

A queda ocorreu apesar de a agência FDA (reguladora de alimentos e remédios no país) ter declarado que o aspartame pode ser usado com segurança para adoçar alimentos. A Sociedade Americana de Câncer também divulgou que a maioria dos estudos com humanos não encontraram ligações entre o uso de aspartame e o aumento de risco de câncer.

Em resposta às preocupações com os adoçantes artificiais, tanto a Coca-Cola quanto sua rival PespiCo estão trabalhando para desenvolver bebidas que usem adoçantes naturais de baixa caloria. No meio do ano, a Coca lançou uma versão adoçada com stevia na Argentina, um mercado menor, onde é possível avaliar o desempenho da bebida. Stevia vem de uma planta de mesmo nome.

No anúncio, no entanto, a Coca-Cola não diz diretamente que se trata de adoçantes artificiais, um sinal de que a companhia está cautelosa com a delicadeza do tópico. A peça mostra duas mulheres sob o slogan “Produtos de qualidade que sempre fazem você se sentir bem” e mais alguns parágrafos de texto. “Esses adoçantes de zero ou baixa caloria se mostraram seguros e uma alternativa de alta qualidade ao açúcar”, afirma o anúncio.

Caren Pasquale Seckler, vice-presidente de compromisso social da Coca-Cola, diz que o objetivo é acabar com a confusão que existe em relação a adoçantes diet. Ela diz que a companhia vai avaliar a resposta em Atlanta e Chicago antes de expandir a ação.

IG- AP

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026