Caixa anuncia mais 112 mil moradias para quem recebe até R$ 2.640

PUBLICIDADE

O sonho da casa própria. O déficit habitacional no Brasil ainda é alto. A Caixa Econômica Federal tem procurado reduzir esses índices e garantir moradora digna para os brasileiros. Para isso, o banco estatal anunciou ontem, quarta-feira (10/04), o resultado da seleção de 112 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O investimento previsto de R$ 11,6 bilhões vai atender mais de 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas. Após o anúncio, o presidente da Caixa, o economista Carlos Vieira, falou rapidamente com O PB Agora, e destacou a importância do programa que tem melhorado a vida de muitos brasileiros e realizado o sonho da casa própria.


As unidades habitacionais serão distribuídas em 75 mil moradias para a modalidade Rural e 37 mil para a Entidades. As propostas superaram em mais de 140% a meta inicial. As habitações vão beneficiar quilombolas e povos indígenas, famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia, com prioridade para grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, entre outros.

O anúncio contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro das Cidades, Jader Filho, o Vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e demais autoridades.

O presidente Lula falou da importância da retomada do programa MCMV e da participação das entidades na construção de moradias dignas. “Nós estamos há catorze meses no governo. Nós tratamos a terra, adubamos a terra, capinamos a terra, colocamos semente, jogamos adubo e água e agora, esse 2024, é o ano da nossa colheita. Vocês estão fazendo a primeira colheita, do primeiro grande lançamento do Minha Casa, Minha Vida, porque a primeira fase foi reconstruir casa que estava abandona desde 2013”, ressaltou.

 

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, salientou o compromisso da CAIXA nas entregas previstas.

“O papel da CAIXA é um papel de executor das políticas de governo e, neste caso específico, as originadas do Ministério das Cidades. Para nós que fazemos a CAIXA, é uma satisfação imensa poder ver se concretizar a realidade de milhões e milhões de brasileiros que desejam, de uma forma objetiva, ter acesso a moradia digna e de qualidade”, afirmou.


Desde 2009, o MCMV Rural contratou mais de 212 mil moradias e entregou mais de 188 mil unidades em todo Brasil. Em 2023, foram repassadas mais de 2,3 mil moradias e autorizadas as retomadas de mais de 800 habitações. O programa é operado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio da concessão de subsídios às famílias beneficiadas.

Já o MCMV Entidades contratou desde 2009 mais de 73,2 mil moradias e entregou mais de 32,2 mil unidades habitacionais. No ano passado, foram entregues mais de 3,9 mil habitações e autorizadas as retomadas de mais de 3,3 mil moradias. O programa tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

O MCMV foi retomado pelo Governo Federal, sob a gestão do Ministério das Cidades, no dia 14 de fevereiro de 2023 e aprovado pelo Congresso Nacional em 13 de junho. O maior programa de habitação do Brasil tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até 2026.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

A programação do São João Multicultural de João Pessoa segue promovendo o ‘esquenta’ para os…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei complementar que…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

UEPB abre 3.614 vagas em três formas de entrada; veja detalhes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) os editais…

17 de maio de 2024