Aplicação financeira mais popular no país, a poupança deverá sofrer mudanças este ano. A principal delas será o fim de sua rentabilidade fixa. Já discutida pelo governo, segundo o jornal "O Globo", a proposta atrelará a caderneta à Selic (taxa básica de juros), fazendo com que, a cada queda do indicador, a poupança renda menos, podendo chegar a 0,23% ao mês, caso a Selic fique entre 4,5% e 4% ao ano. O rendimento, contudo, não vai subir além de 0,6% ao mês, mesmo quando os juros superarem 8,5%.
— Atrelar a poupança à Selic é boa opção, mas não há explicação para que isso sirva apenas ao movimento para baixo — disse o economista Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Com a queda da taxa básica de juros, o governo quer alterar a remuneração da poupança para evitar a migração do dinheiro dos fundos de renda fixa para a caderneta, o que afetaria a gestão da dívida pública, porque os fundos também são compostos por títulos da União. Hoje, a poupança rende o equivalente à Taxa Referencial (TR) mais 6% ao ano, o que dá 0,6% ao mês — rentabilidade superior a de muitos fundos que, além de serem atrelados à Selic (que caiu a 9,75% ao ano na semana passada), sofrem descontos de Imposto de Renda (IR) e de taxas de administração.
Para o economista Luiz Alberto Machado, do Instituto Millenium, o governo não deveria mexer na poupança:
— Ela é a única opção de quem tem pouco dinheiro. Seria melhor reduzir os impostos das outras aplicações, para mantê-las atraentes.
Extraonline
A Prefeitura de João Pessoa prorrogou até a próxima sexta-feira (6) o prazo para o…
A Uefa sorteou na manhã desta sexta-feira (30) os confrontos dos playoffs, fase que abre…
Durante o evento realizado nesta sexta-feira (30), em Campina Grande, que oficializou o apoio de…
O estado da Paraíba chegou a 31.043 novos empregos com carteira assinada no saldo acumulado…
Durante o evento realizado nesta sexta-feira (30), em Campina Grande, que oficializou o apoio de…
O presidente estadual do PSD e ex-deputado federal Pedro Cunha Lima oficializou, nesta sexta-feira (30),…