Categorias: Economia

Cade aprova com restrição compra da Matte Leão pela Coca-Cola

PUBLICIDADE

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (17), por unanimidade e com restrição, a compra da fabricante brasileira de bebidas Matte Leão Júnior pela Coca-Cola.

 

A multinacional norte-americana terá de se desfazer da marca Nestea de chás prontos. Nesse segmento de bebidas não alcoólicas, o Cade considerou que há sério risco à concorrência, devido ao fato de as marcas Nestea e Matte Leão serem duas das principais líderes do mercado, e por isso determinou que a Coca-Cola venda para uma terceira empresa a marca de sua propriedade.

 

As condições de venda dessa marca serão definidas em um Termo de Compromisso de Desempenho a ser assinado ainda nesta quarta pela Coca-Cola com o Cade.

 

A Coca-Cola Brasil já se pronunciou. Disse que chegou a um acordo favorável com o Cade que levou à aprovação final da aquisição e que cooperará com a Beverage Partners Worldwide no plano de transição para a operação da Nestea no país.

 

 

Distribuição

Os conselheiros analisaram que o segmento de chás prontos no Brasil tem como fator fundamental para o seu efetivo funcionamento competitivo a rede de distribuição do produto. Atualmente, a Coca-Cola e a Pepsico, que é da AmBev e dona da marca de chás Lipton, são as empresas com rede de distribuição mais estruturada tendo, inclusive, maior acesso aos bares.

 

Os bares foram avaliados pelo Cade como essenciais para a experimentação dos consumidores de novas marcas, o que é fundamental para que elas possam se consolidar numa concorrência. "Essas características praticamente inviabilizam a entrada de novos competidores nesse segmento e dessa forma a venda de uma das marcas já conhecidas é o que permite solucionar as preocupações do Cade com a concorrência", disse o conselheiro Carlos Ragazzo, que foi o conselheiro que trouxe o voto de vista, que deu sequência ao julgamento.

A análise dessa operação pelo Cade foi iniciada em outubro do ano passado e naquela época o voto do relator, Paulo Furquim, já havia sido pela aprovação com essa restrição. Ragazzo pediu vista, na época, para analisar melhor o caso, dando sequência nesta quarta, seguindo o voto do relator.

 

Banco do Brasil

O Cade aprovou ainda, sem restrições, a incorporação do Banco do Piauí (BEP) pelo Banco do Brasil (BB). A operação foi fechada em novembro do ano passado e os conselheiros entenderam que não há risco à concorrência, já que praticamente no interior do Estado do Piauí a política do governo é utilizar bancos públicos para permitir o acesso à rede bancária da população de baixa renda. O Cade considerou que é baixa a possibilidade de exercício de poder de mercado pelo BB, nessa região, justamente devido à renda da população.

 

 

 

G1

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026