O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil fará um aporte de US$ 286 milhões no FMI (Fundo Monetário Internacional) para ajudar a conter a crise na Grécia. De acordo com ele, os recursos sairão das reservas internacionais do país, hoje estimadas em US$ 245 bilhões.
Mantega afirmou, porém, que as reservas brasileiras não serão reduzidas por conta do financiamento. "O Brasil emprestará o dinheiro e o FMI nos dará direito especial de saque. É só uma troca de aplicação", disse.
Para o ministro, a crise europeia terá consequências "muito leves" para o país e não afetará o crescimento econômico neste ano. Segundo ele, o impacto maior deverá vir pelo lado do comércio exterior. "A recuperação dos países europeus será mais lenta, então teremos que esperar mais tempo para aumentar as exportações para a região", disse.
Ele estimou, no entanto, que a situação econômica internacional deverá ter uma melhora a partir de 2011 ou 2012, por conta de indicadores positivos em países como os Estados Unidos. Mantega citou a criação de 290 mil vagas no mês de abril no país, o maior aumento desde março de 2006.
Questionado se o Brasil possui títulos da dívida grega, Mantega afirmou que alguns bancos privados brasileiros podem possuir títulos da dívida grega, mas em um percentual baixo.
Folha Online
Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…
O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…
O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…