As bolsas de valores da Ásia atingiram nesta sexta-feira (9) uma nova máxima em 14 meses, motivadas por otimismo dos investidores sobre a economia global. A bolsa de Tóquio subiu 1,87%, para 10.016 pontos, com as ações de exportadores, como a Sony e a Honda Motor, em valorização diante da fraqueza do iene.
O índice MSCI, que reúne as principais ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, ampliava os ganhos registrados durante a semana, alcançando 402 pontos, nível mais alto em 14 meses. Às 7h36 (horário de Brasília), o indicador subia 0,27%, para 401 pontos. O MSCI acumula alta de 62% até agora neste ano, e caminha rumo ao maior salto anual desde um avanço de 80% em 1993.
Em Seul, houve alta de 1,94%, após o banco central da Coreia do Sul manter a taxa básica de juro do país em 2%. O presidente do Banco da Coreia, Lee Seong-tae, observou sinais de resfriamento no mercado imobiliário e previu que o crescimento econômico irá desacelerar neste trimestre.
O índice de Xangai saltou 4,76%, registrando o terceiro maior avanço diário deste ano depois de um feriado nacional de oito dias. Hong Kong subiu praticamente estável, com variação positiva de 0,03%, conforme investidores realizaram lucros após quatro dias de alta.
O mercado de Taiwan ganhou 0,91%, motivado pelo bom desempenho da Cathay Financial e de outras ações do setor financeiro. Cingapura teve valorização de 0,06%. Na contramão, Sydney recuou 0,33%, com investidores cautelosos antes de mais balanços corporativos nos EUA.
G1







