A Paraíba o tempo todo  |

Bolsas da Ásia sobem por esperanças de recuperação na China

As bolsas de valores da Ásia e o dólar australiano terminaram em forte alta nesta segunda-feira (1º), após um indicador da atividade manufatureira da China apontar para novos sinais de uma recuperação na terceira maior economia do mundo.

 

"Nós esperamos que a atividade manufatureira continuará se expandindo nos próximos meses, sustentada pelo estímulo dos governos. Alguns sinais apareceram nas grandes indústrias da China", afirmou Jing Ulrich, diretor administrativo e presidente do conselho de ativos chineses do JPMorgan, em Hong Kong, em uma nota.

 

O crescente otimismo de que uma recuperação pode ser sustentável compensou notícias de que a General Motors entrará com pedido de proteção judicial contra falência no final do dia em um processo que injetará mais US$ 30 bilhões dos contribuintes na companhia.

 

Em outro caso de concordata envolvendo uma montadora norte-americana, um juiz autorizou a venda de quase todos os ativos da Chrysler para um grupo liderado pela Fiat.

 

"Agora a parte difícil começa, que é tornar a GM e a Chrysler competitivas. Se eles não fizerem isso, então nós faremos isso novamente em alguns anos", disse Christopher Richter, analista da CLSA Asia Pacific Markets, em Tóquio.

 

Indicadores

O índice da bolsa de Xangai avançou 3,36% e o de Hong Kong subiu 3,95%, conduzidos pela firmeza dos mercados acionários asiáticos.

 

O Nikkei, de Tóquio, fechou em alta de 1,6%, com as ações de companhias relacionadas à matéria-prima em valorização diante de expectativas de retomada da demanda chinesa.

 

"O mercado acionário foi impulsionado por esperanças predominantes de recuperação econômica no Japão e em outros lugares", disse Yoshinori Nagano, estrategista sênior da Daiwa Asset Management. "Também houve suporte no curto prazo de perspectivas de uma fase crucial na história da General Motors está chegando ao fim, embora as implicações no longo prazo da concordata da GM ainda permaneçam incertas."

 

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne as principais ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão ganhava 3,22%, acumulando alta de 55% desde o início do rali em 9 e março.

 

Ainda na sessão desta segunda-feira, a bolsa de Sydney subiu 2%, enquanto Taiwan avançou 0,92%, Cingapura se valorizou em 2,19% e Seul registrou ganho de 1,38%.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe