Bolsa Família: Sete milhões de famílias devem atualizar CadÚnico, diz governo

PUBLICIDADE

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta segunda-feira (5) que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.

A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral (AVE24) e o de Revisão Cadastral (REV24), conforme legislação. Os dados cadastrais devem refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, para que sejam usados para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. As atualizações dos dados também servem para prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso a algum dos 36 programas federais que usam os dados do CadÚnico para inclusão de beneficiários.

Na Averiguação Cadastral, são verificadas as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar. Já a Revisão Cadastral, abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos.

O ministério esclareceu que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da situação. E de acordo com a pasta, este ano, a maior parte das famílias na mira do governo federal está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.

O que fazer?

As famílias inscritas no CadÚnico, apontadas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo comunicadas por meio mensagens no aplicativo do CadÚnico
, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS e pela internet. Além desses meios, a comunicação às famílias beneficiárias do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Em caso de dúvida sobre localização desses postos de atendimento, o MDS disponibiliza um site para o cidadão buscar o Cras mais próximo.

Redação com Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após nova proposta, professores da UEPB decidem encerrar greve

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),…

5 de dezembro de 2025

Homem é preso em flagrante ao transportar drogas e tentar furar blitz na capital

A Polícia Militar prendeu um suspeito que estava transportando crack e cocaína em uma moto,…

5 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro minimiza reunião com Cícero Lucena e afirma caráter apenas “protocolar”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou nesta sexta-feira (05) sobre a reunião realizada ontem…

5 de dezembro de 2025

Sorteio da Copa do Mundo de 2026 define grupos nesta sexta-feira

A tão aguardada definição dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira…

5 de dezembro de 2025

Empresa responsável por balsa que faz travessia entre Lucena e Cabedelo, na PB, é notificada

 Após a quebra da balsa durante travessia entre Lucena e Cabedelo, na PB, a empresa…

5 de dezembro de 2025

Paraíba reduz em 3% o número de mortes por aids e segue tendência nacional de queda

Paraíba apresentou redução significativa nas mortes por aids entre 2023 e 2024. O número de óbitos…

5 de dezembro de 2025